Home Cidadania Os 200 anos de Karl Marx (uma iniciativa do PCP a partir do seu jornal AVANTE)

Os 200 anos de Karl Marx (uma iniciativa do PCP a partir do seu jornal AVANTE)

por Nardia M

Temos vindo a desenvolver um dossier com reflexões e notícias de atividades sobre os 200 anos de Karl Marx. Desta vez divulgamos uma iniciativa do PCP a partir do seu jornal AVANTE que só ilustra o empenhamento deste partido político numa visão político cultural para o Mundo o que só por si merece esta consideração 

 

Karl Marx foi um cidadão empenhado na sua época na intervenção ideológica científica cultural e política e só por tal mereceria atenção.

 

Foi depois um Leader de umas Esquerdas que se quis com motivação para olhar o Mundo e olhando desejar mudá-lo não só em sonhos não só em práticas mas analisando o como mudá-lo atendendo às especificidades de cada época.

 

Karl Marx não criou uma religião, recusava-as, criou um modelo integrado de análise e prospectivação para a realidade pelo que gerou sim dinâmicas políticas e sociais internacionalistas ( interviu por isso ativamente e ao lado de Abraham Lincoln na guerra civil nos EUA) que permitiram o lançamento da I Internacional tomando como base intelectual o Manifesto Comunista (agora reeditado pelo PCP com a versão em título de O Manifesto do Partido Comunista)! 

 

Estamos pois todos gratos ao PCP por esta iniciativa (que mais limitadamente o BE tem acompanhado e feito também algo e que infelizmente não vemos ser feito pelo PS ) .

 

Ultrapassado dirão alguns nas Esquerdas também e sem duvida que Karl Marx não sendo profeta nunca tendo querido sê-lo tendo até combatido os “profetas” do seu tempo diria o mesmo mas acentuemos fundamental para uma percepção materialista da realidade.

O que devemos a Marx

https://youtu.be/EsHXrN1K05g

Nardia M.

Foto de destaque: coletivoavante.wordpress.com

1 comentário
0

RECOMENDAMOS

1 comentário

mário de carvalho 9 Maio, 2018 - 15:17

Marx,Engels,Lenine,Estaline, Mao Tsé Tung.

Reply

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.