A ciência e a sua filha, a tecnologia, não param de nos surpreender eis que se deu mais um passo experimental!


A Yamaha poderá estar caminho de revolucionar o setor automobilístico com mais uma invenção que pode se acrescentará aos carros elétricos na via de alternativa menos poluente do que a gasolina, que os poderes que nos bloquearam ate agora presos às petrolíferas!

A maioria das marcas tem feito uma clara aposta nos motores elétricos, recorda o espanhol ‘El Confidencial’, com as cidades a buscarem uma transformação para se adaptarem aos automóveis com a bateria com uma infraestrutura de carregamento elétrico cada vez mais densa.

Agora o motor de combustão V8 da marca japonesa veio acrescentar uma alternativa ao combate às alterações climáticas que não passe só pelo elétrico.

A Yamaha está a usar o motor a combustão V8, mas alimentado a hidrogénio.

A marca japonesa apresentou um protótipo deste motor, baseado na mecânica 2UR da Toyota: tem 442 CV de potência a 6.800 rotações por minuto.

Os coletores de escape têm o mesmo comprimento para os dutos, o que significa que a água expelida percorre a mesma distância de cada uma dos cilindros e com a mesma velocidade, com o novo motor V8 a expelir vapor de água pelos dutos de exaustão, respeitando assim o meio ambiente.

Este avanço tecnológico surge da união da Yamaha com as principais marcas japonesas: da Honda, da Suzuki, da Kawasaki e da Yamaha em associação de investigação tecnológica ‘HySE’.

Pretendem desenvolver motores movidos a hidrogénio para veículos de pequena mobilidade, como motos ou drones, ente outros.

As empresas uniram forças com o objetivo de “alcançar uma sociedade descarbonizada”.

As suas três principais linhas de estudo são a investigação de motores movidos a hidrogénio o estudo de sistemas de reabastecimento e o estudo de sistemas de alimentação de combustível.

A Toyota também colabora neste projeto, para dotar os seus veículos de quatro rodas dos resultados desta pesquisa.

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA;  ilustração capturando a visão de uma era automotiva avançada e mais sustentável com o inovador motor V8 a hidrogênio da Yamaha.