Área ardida na UE em 2023 é duas vezes maior do que o Luxemburgo

A época de incêndios de 2023 foi das piores na União Europeia, UE, segundo um relatório divulgado hoje pela Comissão Europeia, tendo afetado uma área ardida duas vezes superior à do Luxemburgo.

O executivo comunitário anunciou que no ano passado arderam 504.002 hectares, "uma área que é o dobro da do Luxemburgo" e o relatório dá conta de que os incêndios se intensificaram durante o verão de 2023, afetando maioritariamente a região do Mediterrâneo.

E note-se que a Grécia sofreu o maior incêndio ocorrido na Europa desde a década de 1980, lembra a Comissão.

As alterações climáticas "estão a fazer com que os incêndios sejam cada vez mais frequentes".
"E vai piorar, de acordo com a previsão do relatório de Avaliação de Risco Climático Europeu, publicado em março", acrescentou a Comissão Europeia, acrescentando que os incêndios estão a cobrir áreas que no passado não eram consideradas, mas nem sabendo explicar se esta guerra aos incêndios é ou nao mais importante que a guerra eslava!

E dados preliminares apontam que nos primeiros três meses de 2024 duplicou o número de incêndios, ainda que com poucas consequências para as áreas prejudicadas.

O relatório acrescenta que 37% da área ardida total em 2023 era vegetação caracterizada por longos períodos de seca, mais propícia a ser rapidamente consumida durante incêndios.

E perde-se tempo a debater um serviço militar obrigatório!

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA; A imagem ilustra de forma dramática e impactante a gravidade e a escala dos incêndios florestais na União Europeia em 2023, destacando a vastidão da área afetada e a urgência em responder a esta crescente ameaça.