Home Covid-19 As ditas “ordens” servem para isto? Em tempo de pandemia?

As ditas “ordens” servem para isto? Em tempo de pandemia?

por Joffre Justino

A Ordem dos Enfermeiros (OE) disponibilizou uma “declaração de exclusão de responsabilidade” a todos os enfermeiros para acautelar eventuais ações disciplinares, civis ou mesmo criminais dos doentes a seu cargo, como se tivesse de ser esta a relação Estado/enfermeiros num tempo de crise onde estas medidas servem para gerar instabilidade!

A OE adianta em comunicado hoje divulgado algo todos dolorosamente sabemos, “no âmbito da atual crise pandémica, com os hospitais em situação de catástrofe, as equipas de enfermeiros abaixo das dotações recomendadas no regulamento 743/2019 de 25 de setembro não se encontram em condições de garantir a prestação de cuidados em segurança e com qualidade, nem a vida das pessoas”, o erro é fazer chantagem com base num drama mundial e importado!

“Não obstante estarem a desenvolver todos os esforços, os profissionais não conseguem chegar a todos”, alerta a OE e então como solução disponibiliza uma declaração a todos os enfermeiros para acautelar a eventual responsabilidade disciplinar, civil ou mesmo criminal dos doentes a seu cargo declaração aliás duvidosamente legal por genérica e absurda!

Nesta declaração, que deverá ser enviada pelos enfermeiros que o pretendam aos conselhos de administração, “os profissionais reiteram que a dotação adequada é fundamental para salvaguardar o exercício profissional em segurança, o que manifestamente não se verifica atualmente, facto que apenas pode ser imputável à gestão da instituição e que, por si só, coloca em risco a prática adequada da profissão”, como se houvesse possibilidade em tempo de formar. Enfermeiros tantas vezes aliciados para outros paises !

As profissões são diversas e de responsabilidade diversa e nessa matéria o burocrata Estado ainda nao entendeu tal, dando assim armas ao neo corporativismo! 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.