Home Opinião Açores – o PS perde maioria absoluta e nem tem Esquerda no parlamento para o apoiar

Açores – o PS perde maioria absoluta e nem tem Esquerda no parlamento para o apoiar

por Joffre Justino

O PS perdeu a maioria absoluta, perdeu cinco deputados ficando com 39,1% dos votos e 25 deputados e depois de 1996, 24 anos de poder gerir com maioria absoluta apenas obtida  em 2000 e renovada nos escrutínios de 2004, 2008, 2012 e 2019. 

O PS perdeu também a possibilidade de uma governação pois não tem alternativa ao PSD e à Direita pelo que deveria entregar o governo a quem no parlamento tem potencial para gerir uma maioria na Região Autónoma dos Açores ou em alternativa criar um governo de unidade regional com o BE, o PAN e o PSD.

Esta é uma derrota também de Carlos César e por tal das alas da direita do PS e Carlos César e os restantes representantes destas alas deveriam demitir-se dos cargos do Partido Socialista e dos cargos de governo!

Foram estas eleições vitorias para o CDS mesmo tendo perdido um deputado e para o partido do sr. Ventura e uma pequena vitoria para o BE que subiu em votos e resistiu nesta tendência de viragem à Direita.

O PSD é um derrotado que é um vencedor pois ficou em segundo, ganhando dois deputados passando para 21 ficando com 33,7% dos votos mas sobretudo porque as Esquerdas perderam com o deputado único que a CDU perdeu factor que Bolieiro teve em conta e que o levou a dizer que dialogará no contexto do parlamento regional 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.