Home Covid-19 ONU utiliza exemplos de municípios portugueses na promoção de políticas inovadoras contra a Covid-19

ONU utiliza exemplos de municípios portugueses na promoção de políticas inovadoras contra a Covid-19

por Joffre Justino

Os Concelhos como os de Braga, Lisboa, Porto, Sintra e Vila Nova de Famalicão integram o capítulo de “Políticas e soluções inovadoras para proteção equitativa e recuperação da Covid-19 em configurações urbanas”.

Na verdade estes municípios introduziram medidas que a ONU considera inovadoras e que recomenda num conjunto de medidas políticas, publicado esta terça-feira, como resposta adequada à Covid-19 em áreas urbanas.

Trata-se de uma espécie de guia  de políticas publicado esta terça-feira pelas Nações Unidas, intitulado “Covid-19 num mundo urbano”, que sugere medidas a serem seguidas por cidades de todo o mundo, visando condições socioeconómicas, oferta de serviços públicos e resiliência para o futuro.

Vila Nova de Famalicão por ter “apoios para o pagamento de rendas”, tal como a cidade japonesa de Yokohama.

Assim a Câmara de Famalicão apresentou o Plano de Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social e Económica em 31 de março, com uma medida de comparticipação municipal de rendas para os agregados familiares que tenham perda de rendimentos por força da pandemia.

Também Lisboa e Sintra surgem com medidas de apoio à habitação, como  “adiamento de pagamentos de renda”, a par de Chicago e San Francisco (Estados Unidos da América) ou da capital francesa, Paris.

Porto e Braga merecem menção da ONU por medidas de “isenção parcial em tarifas de água, saneamento e resíduos urbanos” como  no Quénia, a cidade de Machakos e Esposende foi uma das localidades que aplicou isenção nas tarifas de água, saneamento de águas residuais e de resíduos urbanos para todos os consumidores domésticos e no Porto, as medidas de isenção das tarifas dos serviços de gestão de resíduos urbanos, abastecimento de água e saneamento de águas residuais foram aprovadas para os utilizadores não domésticos, em abril.

Esta lista de políticas e medidas inovadoras, publicada no resumo de políticas da ONU, integra exemplos de Barcelona, Londres, Nova Iorque, México e Toronto, entre outras.

Bob Marley Jammin

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.