Home Efemérides O Dia Mundial da População em 2020

O Dia Mundial da População em 2020

por Joffre Justino

“O Dia Mundial da População  é um evento anual, celebrado no dia 11 de Julho.[1] Seu objetivo é alertar para as questões do planejamento  e desenvolvimento populacional, quando parte significativa da  humanidade não tem acesso  a recursos e serviços básicos como saúde, educação, saneamento e alimentação, entre outros. O evento foi criado pelo Conselho de Governo do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas em 1989 “Publicado em 11 de julho de 2020 (há 7 horas 12 minutos)

Desde o final do século passado, as Nações Unidas concentraram sua política no número de habitantes do mundo, que cresceu exponencialmente.

Ano após ano, a quantidade de população cresce em todo o mundo, atualmente com mais de 7.000 milhões de habitantes. Um desafio em todos os sentidos que as Nações Unidas (ONU) decidiram enfrentar definitivamente em 1989.

Naquele ano, o Conselho de Governo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento estabeleceu o Dia Mundial da População, para focalizar a atenção na urgência e importância de questões relacionadas ao assunto.

Já em 1987, quando a população mundial atingiu a cifra de 5 bilhões de pessoas, a ONU defendeu a necessidade de abordar os problemas demográficos que afetam os planos de desenvolvimento dos países.

Em 1950, havia 2,5 milhões de pessoas no planeta. Esse grande aumento, aponta a ONU, é um desafio para todos, especialmente em questões de sustentabilidade, planejamento urbano, acesso a serviços e empoderamento dos jovens.

“Neste Dia Mundial da População, exorto todos os governos, empresas e sociedade civil a apoiar e investir em meninas adolescentes. Todas as pessoas merecem se beneficiar do crescimento econômico e do progresso social ”, disse o ex-secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em 11 de junho de 2016.

Produzir mais alimentos, acabar com a poluição ambiental, proteger os recursos naturais, especialmente a água e até construir plantas de água potável são algumas das sugestões para os próximos anos, quando se estima que em 2050, quase 11.000 milhões de pessoas habitarão a terra.

Naciones Unidas

@ONU_es

Este Día Mundial de la Población destaca el estrecho vínculo entre el desarrollo y el respeto de los derechos humanos, especialmente del derecho a la salud sexual y reproductiva. 

Más información del @UNFPA sobre planificación familiar: https://unfpa.org/es/planificaci%C3%B3n-familiar…

D_Iq_2gXUAAeRxl.jpg

10:01 a. m. · 11 jul. 2019

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.