Home Globalização A crise no Médio Oriente e o Estreito de Ormuz

A crise no Médio Oriente e o Estreito de Ormuz

por Nardia M

A tensão entre os EUA e o Irão ameaça interromper algumas rotas de viagens e comércio, um golpe devastador para os países do Golfo que procuram diversificar-se  da dependência do petróleo.

Entre os gigante do petróleo a Saudi Aramco já está a considerando desviar os navios-tanque que transportam os seus produtos do Estreito de Ormuz, a Aramco não está longe dessa opção que a Petrobras ja tomou.

Ora uma interrupção nas passagens de navios-tanque perturbará o mercados regional pois perto de 20% do suprimento mundial de petróleo passa nos navios-tanque pelo Estreito de Ormuz, que liga Golfo Pérsico e o Oceano Índico.

Também as companhias aéreas globais já cancelaram voos no espaço aéreo do Médio Oriente na quarta-feira, logo depois da Administração Federal de Aviação dos EUA ter anunciado que proibiria as transportadoras americanas de viajar no espaço aéreo sobre o Irã, o Iraque e o Golfo Pérsico.

Segundo os media  norte-americanos o operador petroleiro do estado saudita Bahri teria informado que a recomendação é que o tráfego marítimo na região seja suspenso até às 16h horário da Arábia Saudita. 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.