Home Artes Vitalina Varela, um filme premiado em Locarno

Vitalina Varela, um filme premiado em Locarno

por Joffre Justino

Depois de noticiarmos a sua pressnça em Locarno, o filme “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, chegará aos cinemas portugueses a partir do dia 31 no circuito comercial, cineclubes e auditórios municipais de 25 cidades, revelou hoje a Midas Filmes.

“Vitalina Varela” teve uma prestigiada estreia mundial em agosto passado, no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, tendo conquistado os prémios Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina para a protagonista, que dá nome ao filme.

Trata a história de uma mulher cabo-verdiana que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, Joaquim, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou a Portugal três dias depois do funeral.

Pedro Costa conheceu Vitalina Varela quando rodava o filme anterior, “Cavalo Dinheiro”, acabando por incluir parte da história dela na narrativa e dando-lhe agora protagonismo na nova obra cinematográfica.

Quando recebeu o prémio, Pedro Costa afirmou, em declarações recolhidas pelo festival, que a distinção “é muito importante para as pessoas que fizeram o filme” e que poderia “abrir portas” para ser visto internacionalmente.

“Conseguir este prémio num festival como Locarno significa que tudo é possível, até para um filme feito sem dinheiro”, “pacientemente e cuidadosamente, de forma a que estes lugares e esta comunidade [em Lisboa] seja protegida pelo cinema”.

Para Pedro Costa, os filmes sobre esta comunidade cabo-verdiana, com a qual mantém uma relação há mais de vinte anos, não são documentários: “Estamos a fazer algo um pouco mais épico”.

No dia 02 de novembro, estará em exibição em oito salas da rede de cinemas NOS de Almada, Aveiro, Braga, Cascais, Évora, Gaia, Oeiras e Vila Real.

Segundo a Midas Filmes, “Vitalina Varela” terá ainda estreia garantida também com cineclubes e em auditórios municipais em 14 outras cidades: Castelo Branco, Cartaxo, Vila Nova de Famalicão, Faro, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Montemor-o-Novo, Santarém, Setúbal, Tavira, Tomar, Viana do Castelo e Viseu.

SS/(AG/SIF) // MAG

Lusa Estrategizando 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.