Home Opinião Safra agrícola brasileira terá recordes de crescimento e produções em queda

Safra agrícola brasileira terá recordes de crescimento e produções em queda

por Silvio Reis

Mudanças climáticas ainda não afetaram grande parte da produção agrícola brasileira de cereais, legumes, sementes e vegetais, que tem projeção de alcançar um recorde de 239 milhões de toneladas em 2019.

É um aumento de 5,9% em comparação com o ano anterior, segundo um levantamento realizado em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta previsão poderá sofrer alterações até o fim do ano, em decorrência da falta ou excesso de chuva, como também da continuação de queimadas e desmatamentos no País.  

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) dividiu produtos que terão crescimento e queda este ano, em referência a 2018. O algodão deverá crescer 32,4%, milho (21,5%), sorgo (13,9%), trigo (9,5%). Com menor alta estão as produções de mandioca, banana e batata-inglesa.

Por outro lado, produções agrícolas deverão fechar este ano com saldo negativo: café (-13%), arroz (-12,7%), uva (-10,5%), tomate (-4,3%), soja (-3,9%) e laranja (-1%). A previsão para a cana-de-açúcar é de 1,4%, e do feijão, 1,1%, em relação ao ano passado.

Silvio Reis, jornalista brasileiro

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.