Maria Paula Marques, docente do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi a primeira portuguesa a ser nomeada para o Scientific Advisory Committee da European Spallation Source (ESS).
A ESS é um laboratório que está a ser construído em Lund, na Suécia, e tem como objetivo atualizar e complementar as instalações de neutrões existentes, proporcionando acesso a pesquisadores de todo o mundo em diversas áreas de estudo.
A comissão, composta por cientistas experientes e reconhecidos na técnica de dispersão de neutrões, é responsável pela otimização dos novos instrumentos e laboratórios disponíveis para futuros utilizadores da ESS.
Maria Paula Marques acredita que sua nomeação é uma honra e um privilégio para ela, além de uma oportunidade de contribuir para a consolidação de uma instituição de vanguarda que será um dos principais focos de investigação em todo o mundo nas próximas décadas.
A professora do DCV afirma que a ESS é uma infraestrutura pan-europeia de excelência em técnicas espectroscópicas e de difração, utilizando feixes de neutrões. Cerca de 6000 investigadores em toda a Europa já usam essa técnica.
A nomeação de Maria Paula Marques é importante não só para a Universidade de Coimbra e FCTUC, mas também para Portugal, fortalecendo a investigação e abrindo portas para que cientistas portugueses de diversas áreas possam ter acesso a laboratórios pan-europeus.
A abertura do novo laboratório está prevista para 2025 e permitirá a utilização generalizada de pesquisadores de todo o mundo. Maria Paula Marques é a única representante portuguesa no Scientific Advisory Committee da ESS, o que ressalta ainda mais a importância de sua nomeação para a universidade e para o país.
Joffre Justino
More Stories
As Perseidas
Buraco com 11 km de profundidade na China em investigação e procura de petróleo
Sim a Inteligência artificial, IA, passo a passo chegará a tudo…o ChatGPT