Confessadamente ainda era maoista e já era um soarista, o que não me impediu de apoiar António e Fernanda Lopes Cardoso para a criação da única força político partidária que se quis autogestionaria.
Soares, Sá Carneiro, Freitas do Amaral e Alvaro Cunhal são personalidades que formaram esta lusa Democracia e que geriram poder e oposição com uma qualidade que faz deles a referência da Democracia a par dos capitães de Abril pelo que se torna ridiculo comparar qualquer um deles aos posteriores líderes partidários bons que tenham sido lamento dizê-lo !
Infelizmente, embalados pelo PPP, aquilo a que chamamos o partido dos paparazzi portugueses, as oposições entraram em modo de soltura arriscando com tal até a Democracia e tal leva-nos a desejar refletir sobre o que é ser oposição.
A par do classe contra classe inventado pelos estalinistas incapazes de suportarem a distribuição de poderes ( já nem falo de Democracia…), tenho no campo da Direita o botabaixismo ambos glosando Lenin verdadeiras doenças do totalitarismo que já deram origem aos mais horríveis resultados!
Relato duas histórias a) em 1979 era eu da UEDS e decidi ir assistir a um comício da AD na Amadora onde no liceu da Amadora fora membro do Conselho Diretivo ( à altura ainda maoista e com as eleições ganhas desculpem a bazófia, por mim ) numa coligação com JS /PS, JSD/ PSD contra uma lista do PCP, outra da UDP e outra ainda da ASJ.
Entrei no comício cidadão normal achava eu até porque já tinham passado 3 anos dessa atividade escolar democrática e mal tinha dados uns primeiros passos alguém se pôs aos gritos histéricos entrou um comuna morte aos comunas!
Bem. era eu o comuna ficou claro e apressadamente com uns putos da JSD atrás de mim saí do comício!
Eis um exemplo de oposição rasca !
Anos depois andei militantemente na campanha do Soares até porque com sondagens da ordem dos 6% à partida da campanha achei que era para perder e que devia tal a Mário Soares e a campanha terminou com uma segunda volta duríssima entre Mario Soares e Freitas do Amaral (mas com Alvaro Cunhal a apelar ao voto em Mário Soares!), e na noite da vitória fui com uns amigos a uma discoteca da moda comemorar.
Quando nós sentamos, éramos um grupo animado de uns 6 ou 7 soaristas e constatamos que a referida discoteca estava pejada de freitistas pelo que me preocupei claro !
Mas nem uns vivos minutos se passaram e vimos que do grupo freitista se aproximavam uns 4 ou 5 que quando chegaram ao pé de nós disseram, Parabéns pela Vossa Vitória !
Eis um exemplo de oposição de elevada qualidade e Civismo !
O primeiro caso deu origem a um país dividido sectarizado e o segundo deu origem a um país que apoiado pela CEE começou a acreditar em si e que só não se desenvolveu com eficácia porque o líder da Direita foi o sr Cavaco Silva que não soube sequer motivar a sociedade para um uso eficiente dos fundos comunitários!
Ser oposição significa ter um projeto alternativo saber explicá-lo aos eleitores, saber conquistar eleitorado para além “dos seus” gerir as circunstâncias em que o Poder funciona bem e criticar com alternativa os erros ou menores eficiências do Poder!
A par se das Esquerdas saber unir essas forças diversas encontrar lutas que reforcem a unidade e não a divisão porque a visão classe contra classe gera violência estupida e contra violência ainda mais estupida
Na há luta de classes ?
Claro que há e há que saber liderá-la agregando o maior número possível de segmentos sociais num combate sério apelando aos valores da cooperação, da associação e da mutualidade, sendo intransigente na Liberdade e na Igualdade e sendo Fraterno face ao diverso
Não é o que sucede por aqui !
Nas oposições das Direitas predomina o ódio de classe o desprezo pelo outro o botabaixismo virulento com o PPP a impor esticoes da corda a ver se a mesma se parte isto é se real rompimento do tecido social com vantagem suficiente para gerar um conjunto de políticas autoritárias seguindo a lição ( se falamos de Democracia e não de totalitarismo ) tatcheriana
Ser oposição de Esquerda a este governo também de uma certa Esquerda, significa lutar por mais no plano dos Direitos e no plano da distribuição da riqueza, o que um implicam mais deveres na gestão da Responsabilidade e nunca por nunca alinhar no botabaixismo direitista !
Quando na oposição Mário Soares jogava sempre no alargar o seu campo de apoio social e ao fazê-lo abria as portas ao mais acima referido e quando no poder esforçava-se por cumprir no mínimo que fosse o compromisso feito e entretanto dando oportunidade ao adversário de gerir o seu tempo de poder não inventava casos e casinhos dizia o que lhe ia na alma e daí as diferenças se quando na oposição à AD que se afastara do autoritarismo soares carreirista ou quando na oposição a um passospórtismo desregulador e desgovernamentatista !
Hoje o que vivemos é um tempo de puro botabaixismo quer à Direita quer na Esauerda bloquista que só encaminham as Cidadanias para o desencanto e o absentismo !
Pode-se criticar o PCP e fazemo- lo por ser demasiado condescendente com a política guerreirista deste governo, que se diz ridiculamente ocidental, e perde aliados internacionais na CPLP em cada dia que passa, para sustentar visões protototalitarias de grupelhos fascizantes ditos “ucranianos”, e ditos “brasileiros”, em vez de incentivar a Paz desejada e a ser trabalhada pelo Presidente do Brasil Lula da Silva !
Mas não se pode felizmente negar que no restante o PCP sabe fazer oposição ao PS na linha do queremos mais e melhor !
Até porque o PCP sabe que não vivemos um tempo de ascensão da contestação social e política apesar das fragilidades vividas na distribuição da riqueza onde o PS se teima caritativista e tão só !
Já não bastava este PPP, ilegal partido dos paparazzi portugueses a empurrar as Direitas ( e a Democracia) para o abismo ainda temos de assistir ao surgimento à Direita de múmias frustradas e às Esquerdas do pior que houve nos estalinistas que quase empurraram a URSS para o colo de Hitler … não fossem os Dimitrov e o desastre poderia ter mesmo acontecido – depois dos judeus as Esquerdas, depois as igrejas cristãs a seguir os islâmicos e os negros numa limpeza étnica e política que começou com os judeus mas que não iria acabar !
Joffre Justino
*) Apoie assinando o Estrategizando, 18 euros trimestre, 36 por semestre e 60 euros ano, a mesma pode ser enviada para o
NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7
ou
Entidade: JOFFRE JUSTINO
IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL e claro, solicitamos também o envio de um e-mail com o nom e, o endereço e o comprovativo do valor da transferência realizada.
More Stories
A GNR e o tratamento de Bovinos
Bovinos e Touradas em Portugal: Denúncias e Pedidos Urgentes
Há mesmo muitos, muitos mais, contra a guerra, eslava ou outra!