Home Opinião LIVE (9/12 às 15h)

LIVE (9/12 às 15h)

por Editor

O Estrategizando apresenta no dia 9, quarta-feira, às 12hs(Brasil) e 15hs(Portugal): “MOVIMENTO NEGRO: a resistência nas ruas”.

“No dia 7 de julho de 1978, mulheres negras e homens negros, uma maioria de jovens, ocuparam as escadarias do Teatro Municipal de São Paulo no que seria a primeira manifestação pública do Movimento Negro Unificado (MNU), organização fundada pouco antes, em 18 de junho do mesmo ano, que reuniu coletivos e entidades que, em comum, denunciavam a violência policial, a democracia racial como farsa e que o racismo estrutura as relações sociais no Brasil.

Desde então, o MNU tem sido fundamental no combate ao racismo e na luta por igualdade e justiça social em todo o país. Reunir memórias sobre esse percurso é a proposta do livro “Movimento Negro Unificado: a resistência nas ruas”, organizado por Ennio Brauns, Gevanilda Santos e José Adão de Oliveira, e coeditado por Fundação Perseu Abramo e Edições Sesc.

O livro é composto por registros fotográficos, testemunhos, manifestos e ensaios históricos que possibilitam percorrer a rica história de luta do movimento. As fotografias foram registradas por Ari Cândido, Ennio Brauns, Jesus Carlos, Joca Duarte, Juvenal Pereira, Luiz Paulo Lima, Rosa Gauditano, Samuel Tosta e Wagner Celestino. Além dos organizadores, assinam os textos Claudete Gomes Soares, Esmeralda Ribeiro, Fábio Nogueira de Oliveira, Flavio Carrança, Flávio Jorge Rodrigues da Silva, Ieda Leal, Luiz Fernando Costa de Andrade, Janaina Rocha, Joana Ferreira da Silva, Lélia Gonzalez, Lenny Blue de Oliveira, Márcio Barbosa, Maria Inês da Silva, Milton Barbosa, Mirella Domenich, Neusa Maria Pereira, Patricia Casseano, Paulo Rafael da Silva, Paulo Ramos e Rafael Pinto.

Dividido em duas partes, o livro inicialmente historiciza a fundação do movimento, apresentando antecedentes, informações sobre o contexto em que a luta se dava e depoimentos de alguns dos fundadores do MNU. A segunda parte do livro discute o desenrolar da história do movimento e a contemporaneidade da luta. As fotografias aparecem por toda a publicação, construindo uma narrativa visual que acompanha os temas e a cronologia dos textos escritos, compondo um rico projeto editorial.”

-Fundação Perseu Abramo

https://www.facebook.com/estrategizando/photos/a.353188441846518/1018903578608331

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.