Home Opinião Quase 50 mil mortes e um milhão de infectados. Multidão vai às compras

Quase 50 mil mortes e um milhão de infectados. Multidão vai às compras

por Silvio Reis

O Brasil tem diferentes dados sobre o coronavírus. No levantamento de 19.06, o consórcio da imprensa apontou 49.090 mil mortes pela covid-19. No mesmo dia, o Ministério da Saúde divulgou um número menor: 44.771. As duas fontes informam que há mais de um milhão de infectados no país.

A geografia da doença muda a cada semana. Os estados do Norte do país, em especial Amazonas e Pará, tiveram redução de contaminações e mortes. Os maiores hospitais de atendimento à covid estão com leitos vazios e disponíveis, ao contrário do Rio Grande do Norte, no Nordeste, onde há pacientes na fila para serem atendidos. 

 Nos três estados do Sul, que tinham a menor taxa do novo coronavírus no país, a situação se inverteu. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão em estado de alerta. O governador paranaense chegou a proibir a venda de bebidas alcoólicas para não incentivar encontro e aglomeração entre pessoas.

Em número de registro de casos, o Nordeste ultrapassou a região Sudeste. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem uma população maior do que os nove estados nordestinos.  No momento, um dos grandes avanços da doença é no Centro-Oeste, em especial Mato Grosso.

Em diferentes estados e cidades, continua a abertura no comércio e em atividades que geram aglomeração de pessoas.

Imagem destaque: capa do jornal carioca O Dia, em 20.06

Sílvio Reis, jornalista brasileiro

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.