Home Opinião Antonio Costa saúda o SNS!

Antonio Costa saúda o SNS!

por Joffre Justino

Para o primeiro-ministro Antonio Costa o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem tido uma capacidade de resposta bem positiva perante o maior desafio sanitário de sempre e defendeu que começou a sair da crise com o fim da “governação da direita”.

Esta valoração  política de Antonio Costa foi feita no debate quinzenal, na Assembleia da República, em resposta a uma intervenção da deputada socialista Hortense Martins, a quem o líder do executivo, por lapso, chamou Odete Martins.

Hortense Martins, deputada eleita por Castelo Branco, abriu a sua intervenção a dizer que Mário Centeno “é um ótimo ministro das Finanças escolhido por um excelente primeiro-ministro”, António Costa dando relevo ao papel de Centeno no governo… ( um dia se saberá se por “noblesse oblige” ou algo mais..) 

Hortense Martins atacou entao  as correntes liberais, dizendo que se “enganou” quem pretendeu a privatização do SNS, e Antonio Costa disse entao que, “O SNS foi saindo da crise em que foi colocado na governação da direita. Ano após ano o SNS está a reforçar-se, aumentando a sua capacidade de resposta aos portugueses” e relembrou mesmo a existência de “uma intensa campanha da direita e seus acólitos sobre o alegado grande caos no SNS … Na hora da verdade, o SNS foi mesmo sujeito ao maior desafio sanitário que o país conheceu nas últimas décadas. Quem soube responder foi o nosso SNS”, sustentou, antes de se referir “ao reforço de 2,4 mil milhões de euros” no financiamento deste sistema público ao longo da última legislatura.

Curiosamente que refere hoje as pretensas virtualidades do sistema privado, superiores ao publico, depois da tão pouca intervenção privatista no anti Covid-19?

“O Orçamento do Estado deste ano aumentou em mais 900 milhões de euros a dotação inicial do SNS – a maior subida de sempre da dotação inicial”, recordou o primeiro-ministro.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.