Home Activismo Estamos com e vamos apoiar a Briosa!

Estamos com e vamos apoiar a Briosa!

por Joffre Justino

A Associação Académica de Coimbra tornou publico este sábado que a sua Academia de futebol, em Coimbra, sofreu prejuízos de enorme dimensão na sequência do mau tempo.

“A Direção da Associação Académica de Coimbra/OAF vem, com muita tristeza, dar conhecimento aos seus sócios e simpatizantes da situação catastrófica em que se encontra a Academia Briosa XXI, como resultado das condições climatéricas que se têm feito sentir nos últimos dias”

Em um comunicado a Briosa diz ainda que “pouco se poderá fazer neste momento, pois é imprevisível o que irá acontecer nas próximas horas”.

“Iremos solicitar todas as ajudas possíveis e ativar todos os mecanismos, visando salvaguardar tudo aquilo que for possível e iniciar a reconstrução de tudo o que estiver danificado irreversivelmente.”

Note-se que a Proteção Civil registou desde quarta-feira mais de 9.500 ocorrências devido ao mau tempo, estando 144 pessoas desalojadas, e sendo de momento a situação mais crítica a da subida do rio Mondego estando a decorrer evacuações para prevenir os efeitos de eventuais cedências de diques.

Perante este drama há uma divida de honra perante a Briosa que levou a luta estudantil a luta antifascista aos campos dd futebol.

E se na Taça de Portugal de futebol em 1969, a Académica perdeu com  o Benfica por 2-1, a Académica venceu dando dimensão nacional à luta estudantil de Coimbra que se redinamizara  em abril desse ano.

1969-académica.jpg

A crise académica que arrancara  em 17 de abril aquando da cerimónia de inauguração do edifício das Matemáticas na Universidade de Coimbra, onde o presidente da Associação Académica, Alberto Martins, liderou a maior vergonha que o fascista Tomas tivera desde Humberto Delgado e onde Alberto Martins pôde contar  com a secção de futebol da Associação 

“Depois da vitória sobre os vimaranenses, começámos a pensar que realmente seria o momento ideal para que a secção de futebol acompanhasse e mostrasse que realmente estava ao lado do movimento académico”, refere o atual presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, em Coimbra.

Na eliminatória seguinte, com o Sporting, o jogo “é já um comício de Coimbra-Lisboa”, com parte do país a estar “alertado para aquilo que se estava a fazer com o luto académico e o que se estava a transmitir para que todos se apercebessem do que havia em Coimbra”.

O jogo da meia-final com o Sporting, que a Académica venceu (com vitórias em Lisboa e em Coimbra), foi para Francisco Andrade “o momento em que realmente as pessoas se começavam a interrogar sobre o que se passava e a espalhar a mensagem”.

“Quando há o jogo da segunda mão em Coimbra com o Sporting, nesse sim, já a comunicação social estrangeira sabia de tudo e transmitia aquilo que se estava a passar em Coimbra e, por conseguinte, quando nós ganhamos ao Sporting, que era quase impensável, sabíamos que tínhamos conseguido o nosso objetivo”.

A final disputada a 22 de junho no Jamor com o Benfica de Eusébio foi a coroação de toda a luta estudantil. Os jogadores entraram a passo, coisa não habitual, de cabeça baixa e com a capa caída sobre os ombros, com a complacência do árbitro Ismael Baltazar, de Setúbal.

Acagaçados, e apesar de serem  o poder de um totalitário poder, o Presidente da Republica, primeiro-ministro e ministro da Educação não apareceram nessa final o que nunca tinha acontecido.

Com cânticos e com faixas de protesto exibidas pelos estudantes, com a simpatia da imensa maioria dos presentes, “inclusive do Benfica”, deixando fora de jogo os elementos da PIDE que tentavam a todo o custo deitar mãos aos cartazes a derrota virou uma vitoria essencial para o 25 de abril de 1974.

E vamos deixar a Académica perder-se por causa de uma tempestade? 

No Estrategizando, na humildade de um ainda pequeno jornal de causas gostaríamos de receber uma mensagem de cada um dos que nos acompanham a dizer,

Estamos com e vamos apoiar a Briosa! 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.