As Espanhas regressam às visoes proto fascistas e um tal Supremo Tribunal de Espanha emitiu, esta segunda-feira, um mandado de detenção europeu para Carles Puigdemont, depois da condenação dos principais políticos catalães independentistas.
As fascizantes sentenças vão dos 9 aos 13 anos de prisão e Puigdemont fugiu para a Bélgica antes de ser constituído arguido no caso e para salvaguardar o orgulho nacional catalão.
Em julho de 2018, o Supremo Tribunal espanhol retirou o mandado de detenção a Carles Puigdemont depois de a Alemanha se ter recusado a extraditá-lo e agora volta a tentar este abuso democrático!
Entretanto o Presidente Catalão deu expresso apoio aos Catalaes presos e exilados como segue,
▶️ Presdident Quim Torra: “El Govern i jo rebutgem aquestes sentències, per injustes i antidemocràtiques, per formar part d’un judici polític i d’una causa general contra el dret a l’autodeterminació de Catalunya a i l’independentisme”
O exvicepresidente de la Generalitat Oriol Junqueras ficou com uma pena de 13 anos, por alegada sedição.
Três ex conselheiros, Raül Romeva, Jordi Turull y Dolors Bassa, foram condenados por sedición 12 años de cárcel, otros dois, Josep Rull y Joaquim Forn, ficaram com 10 años e meio de prisão.
A expresidenta do Parlamento Catalão, Carme Forcadell, foi condenada a 11 años e meio e com uma pena de nueve años ficar os líderes da ANC e da Òmnium, Jordi Sànchez y Jordi Cuixart.
Os exconselheiros Santi Vila, Carles Mundó e Meritxell Borràs foram condenados a un ano e oito meses de inabilitação especial e a 10 meses de multa diária de 200 euros.
E vemos mais uma vez como o franquismo assassino regressa pela mão de uma justiça fascizante sem que surjam o que os catalães mereciam – um apoio massivo
Antonio Sousa