Home Ambiente Eis a lusa agua a mostrar que Greta Thunberg tem razão! Esqueçamos Tancos, falemos da Água !

Eis a lusa agua a mostrar que Greta Thunberg tem razão! Esqueçamos Tancos, falemos da Água !

por Joffre Justino

Podem falar mal dela, podem inventar aldrabices, manipular as Pessoas ( ou tentar fazê-lo), mas a quantidade de água armazenada neste setembro desceu em todas as bacias hidrográficas, seguindo já o mês de agosto , conforme o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, SNIRH.

Estamos perante mais uma descida do volume armazenado de água em todas as bacias monitorizadas pela Associação Portuguesa Ambiente com as 59 albufeiras monitorizadas,  a apresentarem 26 com disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total e quatro superiores a 80%.

A bacia do Sado (28,1%) era a que apresentava no final de setembro menor disponibilidade de água, seguido do Barlavento (34,4%), do Ave (40,5%), Arade (41,8%), Oeste (41,9%), Mira (47,9), Lima (52,5%) e Tejo (58,8%) e só as bacias do Cávado (64,3), Douro (62,8%), Mondego (62,7%) e Guadiana (62,5%) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de setembro sendo que as albufeiras com menor disponibilidade de água situavam-se em setembro nas bacias do Guadiana e do Sado.

Na bacia do Guadiana, a albufeira de Lucefit (Alandroal, distrito de Évora) estava em setembro com 4,8% de disponibilidade de água e Abrilongo (concelho de Campo Maior, distrito de Portalegre) com 5,6%.

No Sado, a albufeira de Campilhas (concelho de Santiago do Cacém, em Setúbal) estava em setembro com 7,2% de disponibilidade de água e Monte da Rocha (concelho de Ourique, em Beja) com 8,8%.

Os armazenamentos de setembro de 2019 por bacia hidrográfica apresentaram-se inferiores às médias de setembro (1990/91 a 2017/18), exceto para as bacias do Cávado, Ribeiras Costeiras, Douro, Mondego e Arade.

Estamos pois em crise grave no potencial para a gestão da água em Portugal, estamos a viver um drama ecológico real, uma demonstração grave do que pode ser o futuro, o nosso e o dos nossos filhos e netos e o drama dos media é um roubo num paiol militar … 

A esta hora deveríamos estar a dialogar entre nós, sobre o como poupar a nossa água mas não, desgastamo-nos nestas ridicularias para saber se o PR soube do roubo e da entrega de armas ou não pelo seu chefe da casa militar ! 

Como retomar outros, mais positivos níveis de água, como poupar no uso da água, estas deveriam ser as nossas de todos preocupações

Que tal espalhar este Alerta redes sociais fora acompanhando a jovem Greta?

sociais fora

Joffre Justino

Imagem destaque: Lusa 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.