Home Internacional Os 55 anos da Independência de Trinidad e Tobago

Os 55 anos da Independência de Trinidad e Tobago

por Joffre Justino

Neste sábado, os cidadãos de Trinidad y Tobago comemoram os 55 anos do seu país, desligando-se  de Grã Bretanha e consolidando-se como país independente em 1962, ano em que se proclamou a  independência desta nação  caribenha liderada pelo  Movimento Nacional do  Povo fundado por Eric  Williams, que foi posteriormente o primeiro ministro da nação apos a emancipação do  imperio británico.

Espanhola desde Cristóvão Colombo na sua terceira viagem em 1797, é cedida à Grã Bretanha depois do Tratado de Paz de Amiens assinado por franceses, espanhóis  e ingleses Mas so em 1899 Trinidad y Tobago resolveram as suas diferenças e se uniram.

Em 1958, juntam-se na la Federação das Antilhas Britânicas com a Jamaica, os Barbados e ilhas  de Sotavento e Barlavento  Federação que se quebra em 1961, e aí Trinidad e Tobago começam a lutar pela sua independência, concedida finalmente a 3 de agosto de 1962 e proclamada a 31 de agosto do mesmo ano entre  varias confrontações  étnicas principalmente entre os descendentes de africanos e os descendentes de hindus.

Povoada  por cerca de  um milhão e duzentos mil habitantes, y se rige por una monarquía constitucional dentro da Commonwealth o país tem uma área de 5 128 km²e consiste nas ilhas de Trindade (ou Trinidad), Tobagoe numerosos ilhéus sendo a ilha da Trindade a maior e mais povoada, representando 94% da área do total e 96% do total de habitantes com um clima tropical e terreno montanhoso. 

As tradições culturais populares mais importantes são o Creolee a cultura hindu ocidental. O creolemistura elementos africanos com espanhóis, franceses e ingleses. A cultura indiana chegou às ilhas com trabalhadores daquele país que foram recrutados para substituir a mão de obra escrava depois que foi extinto o regime esclavagista, em 1833 num processo semelhante ao que ocorreu em todo o Caribe. 

Antonio Sousa 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.