Home Opinião Um texto de Miguel Kiassekoka

Um texto de Miguel Kiassekoka

Texto de Miguel Kiassekoka um camarada da Esquerda do MPLA, cujo envio agradecemos e, dada a importância histórica e política, divulgamos…

Obrigado Meu Camarada. 

É uma boa recordação dos problemas de “raças” que o MPLA não consegue ainda resolver na realidade, como a nova lei de nacionalidade o atesta. 

Em 1974-1975, a UNITA era uma quantidade negligenciável quase ao nível de partidos que nasceram depois do 25 de Abril. O oportunismo dos dois grandes e reconhecidos movimentos de Libertação pela OUA, permitiu o reconhecimento da UNITA, como terceiro movimento de Libertação com as consequências que vimos. 

A luta era entre a FNLA ( militarmente forte e reforçado pelo Comandante Chipenda) o MPLA, fragilizado em tres fracções: Revolta do Leste (Chipenda) que venceu o Congresso de Lusaka; a Revolta Activa dos “intelectuais”, (predominantemente brancos, mestiços e assimilados) e a Direcção de Neto. Nesta fase, a extrema esquerda (movimento estudantil) e a primeira regiao (Nito Alves e companheiros), o reforço do MFA e a chegada dos cubanos foram crucias para a sobrevivencia do Neto e a proclamação da independencia pelo MPLA. 

Nesta fase não vejo em nada a entrada em cena da UNITA, como sei não existia e pouco poderia influenciar por isto não entendo as suas referencias àquele movimento naquela fase da nossa história. 

Seja como for a propria esquerda no MPLA já não existe e os textos do Rui Ramos que tenho sempre o prazer de ler faz-nos lembrar os tempos aureos da Esquerda no MPLA e ninguem esperava esta viragem drastica do MPLA actual ser uma extrema direita que dá inveja ao um Passos Coelho ou a uma Assunção Crista no que concerne o radicalismo nas privatizações. 

Tanto a sua posição como a do Camarada Rui Ramos, dos poucos fieis as suas opções politicas no MPLA, só coloca uma pergunta: qual é a posição ideologica do MPLA? O que fizemos da nossa herança de Esquerda e de um partido marxista-leninita? 

Força Camaradas. 

Kiassekoka

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.