Home Sem categoria Podemos dormir mais descansados: não haverá mina de urânio em Alameda de Gardón!

Podemos dormir mais descansados: não haverá mina de urânio em Alameda de Gardón!

por Nardia M

A fronteira lusa com Salamanca pode declarar-se feliz pois o Governo das espanhas confirmou esta segunda-feira o abandono do projeto da mina de urânio em Alameda de Gardón, em Salamanca, próximo da fronteira com Portugal.

Na verdade o governo das Espanhas anunciou que a empresa promotora não apresentou a documentação necessária para que o projeto pudesse avançar.

Na verdade “o Ministério para a Transição Ecológica não recebeu nem o estudo de impacto ambiental, nem o arquivo de informações públicas para o início da fase ordinária de avaliação ambiental” assim como não chegaram, também, os resultados da consulta pública realizada, acrescenta o executivo na resposta, citada pela agência noticiosa Efe.

Este projeto “Salamanca”, da empresa Barkeley, previa um investimento total de 250 milhões de euros, a criação de 450 postos de trabalho diretos e 2.000 indiretos, estando o começo da produção previsto para 2019 mas continuava a gerar protestos com mais de duas mil pessoas a manifestarem-se em Vitigudino, Salamanca, contra o projeto da mina de urânio. 

Esse protesto juntou empresários de pecuária da região e contou com o apoio da plataforma Stop Urânio e de mais 42 câmaras municipais do oeste da província de Salamanca.

À TSF, o presidente da ZERO, Francisco Ferreira, revelava que a mesma decisão  “já se esperava” pois era uma mina a céu aberto que reforçaria o “recurso à energia nuclear” e que representaria um “problema grande do ponto de vista do impacto ambiental”

Já a plataforma Stop Urânio defende que apesar do abandono do projeto, esta mina de urânio continua a ser usada como “um chamariz” para a empresa promotora, a Barkeley, criticando a posição dos governos central e regional das Espanhas.

 

Foto de destaque: bioguia.com

 

Nardia M. 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.