26 Setembro, 2023

Estrategizando

Notícias, Reflexão e Ação.

Ouro ilegal do Brasil para a Suíça

O Ministério Público Federal do Brasil (MPF) realizou recentemente uma operação de busca e apreensão contra uma rede de garimpos ilegais na Amazônia.

Parte do minério é comprada por clientes na Suíça, através de uma empresa americana.

Esta operação tinha o nome de Sisaque em português – ou Sheshonq em francês, o sobrenome de um poderoso faraó egípcio.

Num comunicado de imprensa de 15 de fevereiro de 2023, o Ministério Público Federal brasileiro anunciou uma intervenção destinada a “desmantelar uma vasta organização criminosa que contrabandeia ouro extraído de garimpos ilegais na região amazônica”.

Três pessoas foram detidas e efetuadas 27 buscas em empresas situadas em diversas localidades importantes da região amazônica, como Belém, Itaituba, Manaus, Campinas ou Sinop.

Foram apreendidos bens no valor equivalente a 36 milhões de francos suíços. A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal e o fisco brasileiro.

A luta contra a extração ilegal de ouro é uma das prioridades do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Apenas um mês após a sua posse, em janeiro deste ano, Lula da Silva mobilizou a Força Aérea para monitorar o território indígena Yanomami, situado na fronteira com a Venezuela, onde o problema é maior.

Em 2022, estes garimpeiros ilegais ocupavam mais de 3.200 hectares, um aumento de 46% em relação a 2021, segundo o último monitoramento da associação Hutukara Yanomami (HAY), com sede em Boa Vista, Cabo Verde, não muito longe da Guiana.

Segundo a associação, essa expansão foi favorecida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. “Além do desmatamento e da poluição dos rios, a extração de ouro no território Yanomami provocou uma explosão de casos de malária e outras doenças infecciosas”, reportou a HAY.

*) Apoie assinando o  Estrategizando, 18 euros trimestre, 36 por semestre e 60 euros ano, a mesma pode ser enviada para o
NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7
ou
Entidade: JOFFRE JUSTINO
IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL e claro, solicitamos também o envio de um e-mail com o nom e, o endereço e o comprovativo do valor da transferência realizada.