Dizem-no santo e que pregou assim aos peixinhos ( sou do signo dos peixes) “Peixes, meus irmãos, muita obrigação tendes de, à vossa maneira, cantar louvores e render graças a Deus, nosso Criador. Deu-vos Ele para morada tão nobre elemento, a água doce ou salgada, segundo a necessidade de cada qual.
Do mesmo modo, preparou-vos um abrigo para fugirdes dos riscos das tempestades. E a água que vos deu é clara e límpida, a fim de poderdes ver os caminhos por onde andais e os manjares que haveis de comer.
E é o mesmo Criador quem vos reparte o alimento necessário à vida.” Por decisão da minha mãe meu padrinho foi Santo António, um franciscano um que recusou os luxos dos poderes mas não terá temido o prazer sensual da vida e do Brasil recebo esta divertida história do Santo António casamenteiro “Outra lenda conta uma outra mulher, também devota, não aguentava mais estar solteira por tanto tempo. Em um momento de raiva, ela pegou o santo e o arremessou janela à fora.
A imagem acabou acertando um homem na rua. A moça foi socorrê-lo, pediu desculpas e logo eles iniciaram uma conversa que, posteriormente, se transformou em amor e eles se casaram.” Ontem estive num belo churrasco entre amigas e amigos todos palopianos e com a sorte de ter descoberto que entre eles o Luís ( não completo o nome porque não pedi autorização) teve um avô a combater na Força Aerea Republicana das Espanhas na guerra civil e que tinha como hábito pôr o tal rei das Espanhas sempre de cabeça ao contrário! E foi ele para se libertar da violenta repressão franquista que levou à família para Angola! …
Foi um Santo António de churrasco feito ( as sardinhas terão ficado para os turistas que o pessoal não é parvo e ao preço que vá a tradição perorar aos peixinhos do Tejo..) enquanto esperava o resultado das legislativas francesas .., Bem, …essa parte não correu bem … as campanhas anti Melenchon de Hollande e etc., terão funcionado para gerar o record de 52,3% dizem os media franceses de abstenção que face às votações têm forte origem no eleitorado das Esquerdas.. o que dará a suspeitissima esperança do retorno do PSF… à dezena de votos ( percentuais) aos Hollande ‘s !
Se em Portugal as Esquerdas continuam sob a forte influência vaticanista ( do PS ao BE ), com Fátima transformada num centro turístico global e num cenário anti russo-Putin e pro ucraniano-Zelensky ( para isolar “os comunistas”) e estas Esquerdas se arrumam num reverencionionismo temeroso do “pecado original”, na França como deixei ontem visível, a primeira ministra de Macron mostrou-se à vista de todas e todos, uma Maçona, Laica Republicana e Solidária! Tal ( e Hollande) dificultará o caminho de Mélenchon à vitória presidencial apesar de estar visível que a maioria absentista nasce das Esquerdas, pois velhas feridas e discursos sectários travam a recuperação dos abstentistas para um voto à Esquerda não liberal
Mas a surpresa no voto existe sempre como possível ( vidé por cá) e ainda mesmo que remotamente uma curta vitória de Mélenchon ainda pode acontecer deixando aberta a possibilidade de Macron e a França terem de se afastar de Leyen, que aliás já sente os EUA com os pés de fora da aliança zelenskiana, e não restar a Zelensky um casamento instável e nada antonino com a sra Leyen para se salvar! Sendo antonino, gostando mais até do São Francisco que do papa de seu nome estou em crer que este santo meu padrinho não abençoará um tal casamento entre uma eutocrata e um proto fascista que nem quer ver um pobre à frente que não tenha uma arma para defender o seu clã de cóbois !
Hoje as economias apontam para a premencia de uma distribuição global da riqueza, para a urgência de mais Democracia económica, para uma sociedade menos consumista e depredadora mas a cultura dominante ainda nos leva a ver o ridiculo de nas duas praças mais importantes de Lisboa vermos um gigantesco mcdonalds, o que é, como sabemos, tipicamente português, europeu e abençoado pelos dois santos de Lisboa – o António meu padrinho e o Vicente, o padroeiro de Lisboa!
Vamos longe vamos …!
Foto de destaque: Ponto e virgula on Visualhunt
More Stories
Acaba bem mal Catarina Martins !
A estatizada “economia de mercado” dos iliberais vista pelos zelenskianos (e britânicos) !
2 mortos e 22 feridos em Kiev e o PR Lula a insistir na Paz!