Está desbloqueada a “bazuca” europeia que como se vê era também ansiada pela conservadora Alemanha
Este acordo da Polónia e a Hungria com a Alemanha desbloqueia o plano de estímulo à economia no contexto da pandemia, revelou um alto funcionário do Governo em Varsóvia, segundo a Bloomberg e prevê a libertação de 1,8 biliões de euros em fundos comunitários para distribuir entre os 27 Estados-membros.
O compromisso vem pôr fim ao impasse originado pelas ameaças de Varsóvia e de Budapeste que também punha em causa o orçamento plurianual para 2021-2027.
O acordo põe fim ao impasse que Budapeste e Varsóvia ameaçaram gerar ao bloquear o fundo de ajuda pandêmica da UE de 750 biliões de euros (US $ 909 biliões ) e o orçamento 2021-2027 dadas as objeções à vinculação de condições de estado de direito ao dinheiro que a Polonia e a Hungria pelo menos mantinham restando saber o que sucedeu ao Estado de Direito na UE
O vice-primeiro-ministro polonês, Jaroslaw Gowin, disse que um acordo foi firmado com a Alemanha, que detém a presidência rotativa da UE, que agora será apresentado ao resto do bloco. Este acordo pode ser finalizado na sexta-feira, no final da Cimeira de dois dias dos líderes europeus em Bruxelas.