Home Catalunha Espanha que saia da Catalunha !

Espanha que saia da Catalunha !

por Joffre Justino

O presidente da região da Catalunha, Joaquim Torra, assumiu que apoia os protestos desta segunda-feira pela Catalunha e que exigiram a validação do referendo separatista de há um ano e entretanto o governo agora socialista das Espanhas pediu a Torra que ele ajude a manter “a serenidade e a ordem”.

Na verdade os militantes dos chamados Comitês de Defesa da República catalã, CDR, bloquearam hoje o tráfego de carros e comboios em várias partes da Catalunha e realizaram um mega protesto em Barcelona, com confrontos entre manifestantes e policiais, mas sem que se saiba o número de feridos havidos o que é preocupante .

Torra, favorável à independência catalã foi ao ponto de elogiar os CDR – “fazem bem em pressionar” – como pediu que continuem a realizar manifestações.

Já o ministro das Relações Exteriores da Espanha, o socialista Josep Borrell, pediu a Torra para que contribua para “a serenidade e a ordem”, dizendo que ele é o responsável pela segurança pública na comunidade autônoma.

Para a ministra porta-voz do governo das espanhas Isabel Celaá, o primeiro aniversário do referendo separatista é “um dia de triste memória”, no qual “não há nada a comemorar” e que não teve nenhuma consequência jurídica tendo tentado minorar a consulta popular dizendo que, “naquele dia, ficou visível como nunca a fratura da sociedade catalã” quando na verdade o que se pode dizer é que mesmo com os espanhóis imigrados na Catalunha a votar as Espanhas perderam.

Foto de destaque:  Fotomovimiento on Visual Hunt / CC BY-NC-ND

Joffre Justino

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.