26 Setembro, 2023

Estrategizando

Notícias, Reflexão e Ação.

A Paz srs, não a guerra, é a solução !

A RPChina, segundo a Carta Capital, solicitou nesta segunda-feira, 20.03, ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que evite o uso de “padrões duplos” e respeite a imunidade dos chefes de Estado, depois do tribunal emitir uma ordem de prisão contra o presidente russo Vladimir Putin por acusações de crimes de guerra.

Segundo a RPChina o tribunal deveria “manter uma postura objetiva e imparcial e respeitar a imunidade de jurisdição dos chefes de Estado com base no direito internacional”, declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin. Ela também pediu ao TPI que “evite a politização e os padrões duplos”.

O presidente Putin foi acusado pelo TPI, de crimes de guerra pela “deportação ilegal” de menores de idade em áreas da Ucrânia ocupadas pela Rússia, no âmbito do conflito entre Moscou e Kiev.

A reação chinesa foi divulgada horas antes do início da visita oficial do presidente Xi Jinping à Rússia, a primeira em quase quatro anos, durante a qual ele se reunirá com Putin.

Ao ser questionado se Xi se reuniria com o presidente russo apesar da ordem de prisão, o porta-voz respondeu que “as duas partes (…) vão praticar um verdadeiro multilateralismo, promover a democracia das relações internacionais e construir um mundo multipolar”.

“A China prosseguirá com sua posição objetiva e justa na crise ucraniana e terá um papel construtivo para estimular negociações de paz”, acrescentou.

Xi Jinping pretende seu o artífice da paz nesta visita à Rússia e depois de conseguir uma aproximação entre Irã e Arábia Saudita, o presidente chinês, Xi Jinping, tentará repetir a façanha no conflito ucraniano durante sua visita à Rússia esta semana.

Xi, que busca reforçar a posição de seu país no cenário mundial após ser recentemente empossado para um terceiro mandato, foi elogiado inclusive pelos Estados Unidos por seu papel de mediador no surpreendente restabelecimento das relações entre os dois grandes rivais do Oriente Médio, em 10 de março.

A intenção da China é “desempenhar um papel construtivo na promoção das conversas de paz”, disse o porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Wang Wenbin, na sexta-feira (17).

O americano The Wall Street Journal disse que Xi pretendia conversar em breve com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, iniciativa que a Casa Branca também chamou de “muito boa”.

Enfim a um possível final de uma guerra tribal eslava mais uma vez Xi Jinping parece superar o “guerreiro” Biden !

Já tínhamos escrito que nesta absurda guerra a única potência que marcou forte presença pela paz e contra a militarização e nova divisão do planeta tem sido a RPChina e lamentávelmente Portugal cedendo aos apetites no mínimo militaristas da sra Leyen ( e da sua Comissão Europeia), perde terreno nas relações internacionais de uma forma absurda !

É muito triste que à exceção do PCP as Esquerdas alinhem tão facilmente nos cantos de sereia no que em nada encanta Biden! Camões estará a chorar com tamanha idiotice neste mais antigo império global !

Joffre Justino

*) Apoie assinando o  Estrategizando, 18 euros trimestre, 36 por semestre e 60 euros ano, a mesma pode ser enviada para o NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7
ou
Entidade: JOFFRE JUSTINO
IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL e claro, solicitamos também o envio de um e-mail com o nome, o endereço e o comprovativo do valor da transferência realizada.