Home Opinião Protesto do PSOE contra voto socialista na Assembleia Municipal de Lisboa mostra a impossibilidade de Sanchez chegar a primeiro ministro das Espanhas!

Protesto do PSOE contra voto socialista na Assembleia Municipal de Lisboa mostra a impossibilidade de Sanchez chegar a primeiro ministro das Espanhas!

por Joffre Justino

Ninguém, nem em Barcelona nem em Lisboa se pode sentir culpado do imbróglio vivido nas Espanhas monarquistas que se teima em manter, embora caduca que esteja.

Com o secretário-geral do Unidas Podemos, Pablo Iglésias,  otimista, e apesar de tal  a solução para a formação de um Governo de coligação exige mais que uma mera coligação.

Otimista como se disse Pablo Iglesias disse à espanhola EFE “Espero que na véspera do Natal os espanhóis possam jantar já com um Governo”, mas nada será assim tão facil…

Na verdade o líder do Unidas Podemos não aceita a possibilidade de o partido independentista catalão ERC dificultar a investidura de Pedro Sánchez como primeiro-ministro de um Governo de coligação que terá Pablo Iglésias como vice-presidente o que não é linear que assim seja.

É verdade que basta a abstenção do ERC para a investidura do próximo Governo em Espanha,só que a ERC recusa apoiar a solução de coligação do PSOE  e do Unidas Podemos enquanto o Partido Socialista Operário Espanhol resistir a “abandonar a via repressiva” na Catalunha atitude mais que justa e que o presidente Fernando Medina ao “pôr na ordem” os socialistas da Assembleia Municipal de Lisboa em nada ajudou a apoiar a via da abstenção da ERC.

Neste contexto, o secretário-geral do PSOE recordou aos independentistas da ERC, de quem precisa para ser investido primeiro-ministro, que a coligação que lidera é a única que aposta no diálogo “dentro da Constituição” para resolver a crise política na Catalunha sem no entanto ter dado qualquer sinal de tal bem pelo contrario como se vê até pela reação do PSOE face aos socialistas da AM de Lisboa!

Temos por isso muitas duvidas quanto ao futuro da coligação das ditas esquerdas das espanhas! Na verdade, falta coragem às Esquerdas das espanhas… e por cá a cedencia ao protesto não ajudou nada nem à paz na Catalunha nem ao governo das esquerdas nas espanhas. 

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.