Home Artes Ah Inês e Pedro !!!

Ah Inês e Pedro !!!

por Nardia M

Que pena os lusos se mostrarem incapazes de amarem o seu passado com o bom ( as paixões os carinhos) e o mau ( os ódios e as brutalidades), incapacidade que os leva a não serem capazes de se arrebatarem no contar uma história das mais belas e brutais das lendas de amor, como este amor Inês e Pedro.

E relevo Inês, claro que afronta à casta dominante, que recusa o submeter-se aos interesses dominantes, sabendo como é óbvio que arriscava a morte como sucedeu.

Ah por ganância, ah antes rainha uma hora, que duquesa toda a vida ? Talvez, mas com que arrebatamento que levou Pedro rei a assumir a paixão, por cima dos interesses de casta procurando até anular e vingar-se dela !

E neste contexto de amor / ódio como soube o povo, os seus líderes de então, na coragem que hoje pouca há, dizer sim ao Amor à Paixão, Não aos Interesses numa luta social que vergou a corte e os falsos pudores da igreja.

Enfim falamos de “Pedro e Inês”, um filme de António Ferreira, que parte do romance de Rosa Lobato de Faria, e que vai estrear-se hoje em mais de 40 salas de cinema portuguesas.

Com Diogo Amaral e Joana de Verona como os protagonistas a narrativa do filme transporta-se para três momentos temporais distintos, na época medieval, no presente e no futuro e em todos com personagens Pedro e Inês, interpretadas sempre pelos mesmos atores.

“São três histórias em três tempos diferentes, cada uma com um princípio, um meio e um fim, mas que se vão contando umas às outras”, com cenas no passado, presente e futuro a sucederem-se e a “preencherem os buracos das outras histórias”, disse à agência Lusa António Ferreira, realizador de Coimbra a residir no Brasil.

Que pena este temor católico pela arrebatada paixão, que anula até as castas dominantes, que pena esta submissão ainda hoje às mesmas !

E espantam-se com o cinzentismo em que vivemos, apesar deste sol, desta luz deste calor natural !

 

Nardia M.

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.