Home Artes Um Novo Paradigma Educativo para Portugal no séc. XXI

Um Novo Paradigma Educativo para Portugal no séc. XXI

por MorgadoJr

Hoje, pelas 19h no Espaço IDEIA – Palácio Sotto Mayor em Lisboa, Daniel Adrião deu uma classe magistral sobre um Novo Paradigma Educativo no séc. XXI para Portugal.

Apresentou ideias chave para um entendimento mais profundo dos problemas que afetam a educação e deixou ainda com José Manuel Graça Bau, pistas e perspetivas para uma nova forma de abordar esta temática, fazendo eco da importância de um alinhamento estratégico necessário para o país em matéria de grande importância para o futuro da nossa juventude.

Em 50 minutos houve oportunidade de conhecer de forma síntese, mais sobre os manuais escolares, a politica atual e a situação nos diversos país, tal como a avaliação dos seus custos para as famílias e para o Estado. Falou ainda sobre os recursos digitais e os novos ambientes de aprendizagem, tal como algumas frameworks internacionais e nacionais.

Importante foi conhecer a sua proposta para Portugal, muito bem explanada e apresentada no livro que o Estrategizando teve oportunidade de ler com muita atenção, não fosse Daniel Adrião um activista social e político que concorreu há bem poucos meses atrás como candidato a secretario geral do PS. Daniel Adrião foi fundador da Educanology, uma start-up especializada em políticas educativas inovadoras.

Para mim, mais importante do que a política (com minúscula) são as Políticas (com maiúscula). Estou convicto que o país precisa de Políticas estratégicas, de médio/longo prazo, construídas com amplo consenso, que nos preparem para um futuro que já chegou e que está rapidamente a mudar as nossas vidas.

Perguntamos ainda ao Daniel Adrião sobre o porquê desta obra,

A Educação é a pedra-angular de uma transformação urgente, que prepare as novas gerações para competir num mundo global e cumpra aquele que se impõe como um grande desígnio nacional: construir uma economia de alto valor-acrescentado e de conhecimento intensivo, assente em recursos humanos altamente qualificados e bem remunerados, ao serviço do desenvolvimento sustentável do país e da felicidade individual e colectiva.  Foi para essa mudança de paradigma que resolvi dar o meu humilde contributo, com a colaboração de alguns especialistas, entre os quais, o Jose Manuel Graça Bau, autor de um modelo de operacionalização para um novo paradigma de ensino/aprendizagem, centrado nas competências do século XXI. 

 

Numa cerimónia simples de apresentação do livro Um Novo Paradigma Educativo para Portugal no séc. XXI muito bem organizada, Daniel Adrião foi ainda surpreendido pela presença do antigo Ministro da Educação Roberto Carneiro que se deslocou ao evento, dando o seu contributo e motivando-o para novas investigações e compromissos que visem transformar Portugal.

O Estrategizando esteve presente e observou in loco uma plateia repleta de personalidades e meros cidadãos interessados pela temática da educação.

Morgado Jr.

 

0 comentário
1

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.