Home Cidadania O racismo tem de ser castigado! 

O racismo tem de ser castigado! 

por Joffre Justino

É já garantido que o caso da jovem colombiana agredida e insultada por um segurança dos STCP irá ser alvo de inquérito por parte do Ministério Público assim o garantiu Procuradoria-Geral da República, a correr no Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto. 

A jovem Nicol Quinayas, que reside em Gondomar, recorde-se, foi agredida em caso filmado diga-se por um vigilante da STCP, no Porto, nas festas de São João.

A Lusa já informou que  a jovem, de raiz colombiana mas com nacionalidade portuguesa, “apresentou queixa por agressão ocorrida na noite de São João”, no momento em que “aguardava na fila para entrar num autocarro da STCP” e a empresa de segurança privada 2045 ligada aos stcp revelou ter iniciado um processo de averiguações interno relacionado com a agressão confirmada que foi a ocorrência nos STCP “na noite de São João, pelas 5h30/6h00”, e acrescentou a 2045 que esta “foi comunicada à PSP, que esteve presente no local”.

O Ministério da Administração Interna, MAI, já assumiu que o seu ministro  “não tolerará fenómenos de violência nem manifestações de cariz racista ou xenófobo” sendo por tal confirmada a abertura de um processo por parte da Inspeção Geral da Administração Interna.

O caso está a gerar indignação na classe política, com os vários partidos com assento parlamentar manifestaram-se publicamente. 

Nada como insistir com a necessidade de qualificação profissional dos agentes privados de segurança e também os públicos a ser feita por entidades que estejam fora do âmbito desses setores para que haja isenção formativa.

 

Joffre Justino

0 comentário
0

RECOMENDAMOS

Comente

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e gestão de seus dados por este site.