Ele e a esposa, Rute Reimão, terão sido concorrentes num concurso público de consulta prévia da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em janeiro de 2025.

A empresa Diálogo Emergente, de Duarte Moral, venceu o concurso, sendo este o primeiro contrato celebrado com a autarquia. Contudo, a empresa da esposa, Cidade Etérea, já tinha celebrado anteriormente quatro contratos públicos com a mesma freguesia.

Entre 2019 e 2026, as empresas de Duarte Moral e Rute Reimão faturaram, em conjunto, cerca de 190 mil euros à Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. Importa contextualizar que o orçamento da Junta para 2026 está fixado em aproximadamente 8,35 milhões de euros, o que significa que este montante representa cerca de 2,3% do orçamento anual, distribuído ao longo de sete anos, equivalente a cerca de 27 mil euros por ano ou aproximadamente 2.300 euros por mês.

Entretanto, foi apresentada uma denúncia anónima à Polícia Judiciária (PJ).

Uma terceira empresa convidada para este concurso público pertencia ao ex-porta-voz do PSOE, Emílio Vasquez Blanco, que foi igualmente detido nas buscas realizadas na última quinta-feira, no âmbito da denominada “Operação Imergente”.

O objeto do contrato deste concurso consistia na prestação de serviços de “consultoria de comunicação e imagem, informação, participação e cidadania”, segundo os dados publicados no portal da contratação pública (BaseGov).

O contrato poderá levantar dúvidas quanto à eventual existência de duplicação de serviços direcionados para as empresas de Duarte Moral e da esposa, matéria que caberá às autoridades competentes apurar.

À data dos factos, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior era presidida por Carla Madeira, atualmente deputada do PS na Assembleia Municipal de Lisboa.

O assessor de José Luís Carneiro, Duarte Moral, fundou a Diálogo Emergente em fevereiro de 2021. A partir de novembro do mesmo ano, Rui Pedro Nascimento passou a integrar a sociedade. Ambos detêm uma quota de 500 euros e exerceram funções como assessores do grupo parlamentar do PS.

Segundo os dados disponíveis no portal da contratação pública, a Diálogo Emergente celebrou dois contratos com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior: um no valor de 72 mil euros (acrescido de IVA), em janeiro de 2026, e outro de 22 mil euros (acrescido de IVA), em janeiro de 2025, totalizando 94 mil euros.

Por sua vez, a Cidade Etérea celebrou cinco contratos com a freguesia entre 2019 e 2023, no montante global de 96 mil euros (acrescidos de IVA).

O objeto destes contratos consistiu na prestação de serviços especializados nas áreas cultural e social, desenvolvidos no âmbito do Gabinete de Apoio ao Presidente e do Gabinete de Cultura, Comunicação e Imagem, de acordo com os documentos contratuais.

Os contratos foram assinados por Miguel Coelho, enquanto presidente da Junta de Freguesia.

No âmbito da “Operação Imergente”, foram detidos Duarte Moral, o sócio Rui Pedro Nascimento, Rute Reimão e Emílio Vasquez Blanco.

Se existiu abuso, favorecimento ou qualquer irregularidade, caberá à Justiça investigar e atuar com total independência e rigor, garantindo a transparência e a confiança nas instituições democráticas.