Ponte pedonal e de bicicleta no Douro 

As câmaras do Porto e de Gaia fizeram  hoje  terça-feira, 23,06,  um acordo de cooperação para  o lançamento de um concurso para um projeto e posterior construção de uma nova ponte pedonal e ciclável entre as duas margens do rio Douro.

Esta travessia será implantada nas zonas da Ribeira de ambos os concelhos.

Numa primeira fase, serão selecionados os candidatos que comprovem ter capacidade para assumir a empreitada.

As empresas escolhidas serão convidadas, então, a apresentar as respetivas propostas.

A assinatura do memorando de entendimento está marcada para as 11 horas desta terça-feira, na Casa do Infante, no Porto, estando previstas intervenções de Pedro Duarte, presidente da Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara de Gaia, e Bento Aires, presidente da Ordem dos Engenheiros - Região Norte.

"O documento de colaboração constitui um passo determinante para o desenvolvimento de uma nova travessia dedicada à mobilidade suave, reforçando a ligação entre as duas margens do Douro e promovendo uma maior integração territorial, ambiental e urbana", diz-se na nota de Imprensa que anuncia a formalização do entendimento.

A apresentação a acontecer na véspera de S. João é simbólico, significando a união entre Porto e Gaia e como que substituindo o aperto de mão a meio da ponte Luís que tinha sido instituído pelos anteriores autarcas Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues.

A ambição de criar uma nova ponte pedonal no Douro é antiga, mas os vários projetos apresentados ao longo dos anos nunca saíram do papel.

Foto de destaque: Criação para efeitos de exemplificação