Esta travessia será implantada nas zonas da Ribeira de ambos os concelhos.
Numa primeira fase, serão selecionados os candidatos que comprovem ter capacidade para assumir a empreitada.
As empresas escolhidas serão convidadas, então, a apresentar as respetivas propostas.
A assinatura do memorando de entendimento está marcada para as 11 horas desta terça-feira, na Casa do Infante, no Porto, estando previstas intervenções de Pedro Duarte, presidente da Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara de Gaia, e Bento Aires, presidente da Ordem dos Engenheiros - Região Norte.
"O documento de colaboração constitui um passo determinante para o desenvolvimento de uma nova travessia dedicada à mobilidade suave, reforçando a ligação entre as duas margens do Douro e promovendo uma maior integração territorial, ambiental e urbana", diz-se na nota de Imprensa que anuncia a formalização do entendimento.
A apresentação a acontecer na véspera de S. João é simbólico, significando a união entre Porto e Gaia e como que substituindo o aperto de mão a meio da ponte Luís que tinha sido instituído pelos anteriores autarcas Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues.
A ambição de criar uma nova ponte pedonal no Douro é antiga, mas os vários projetos apresentados ao longo dos anos nunca saíram do papel.
Foto de destaque: Criação para efeitos de exemplificação