Em Cabo Verde o  Grupo Parlamentar do PAICV entende  positivo o balanço dos primeiros 100 dias de governação

Foram realçadas  medidas já adoptadas nas áreas da educação, saúde e a concretização de compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. 

Carlos Rodrigues, em representação do Grupo Parlamentar do PAICV, afirmou que as medidas adoptadas pelo Governo correspondem aos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral.

O balanço foi apresentado nos três dias das jornadas parlamentares, que antecedem a primeira sessão plenária do mês de Outubro.

“É com satisfação que estamos a fazer o balanço, Grupo Parlamentar do PAICV, com conjuntos de medidas que prometemos no âmbito da eleição eleitoral e de que as grandes medidas em cem dias nos acompanham.”

Na área da educação, Carlos Rodrigues destacou a gratuitidade do ensino superior e da formação profissional, onde garantiu que o Governo já tem alocado, as verbas no orçamento rectificativo para o início da medida ainda este ano lectivo e a previsão de recursos no Orçamento do Estado para 2027.

Em relação a saúde, o deputado do PAICV realçou   a gratuitidade dos cuidados e a previsão de subsídios para as estruturas de saúde, afim de assegurar o seu funcionamento.

No sector agrícola, Carlos Rodrigues referiu a caraterizacao de medidas persnte  as  dificuldades do ano agrícola e destacou a continuidade da mobilização de água através da dessalinização e da recuperação deperfurações existentes.

Referiu ainda intervenções em São Miguel e na Praia, nomeadamente trabalhos de limpeza e recuperação de várias perfurações existentes. Nao esqueceu  a subsidiação da alimentação dos animais e a necessidade de avançar com medidas para responder aos prejuízos provocados por macacos verdes e galinhas de mato em Santiago Norte, sobretudo em São Miguel.

Questionado sobre a sustentabilidade das medidas anunciadas pelo Governo, Carlos Rodrigues apontou a priorização de recursos no Orçamento do Estado e a redução da despesa pública como formas de garantir a continuidade das políticas nas áreas da educação e da saúde.

Conforme explicou que o Governo está a priorizar recursos e a reduzir o valor global do Orçamento do Estado, através da reestruturação de serviços e da redução de estruturas consideradas excessivas.

“Ou seja, esse debate também esclarece a sociedade cabo-verdiana, conjuntos de projectos e medidas que esse Governo, ao longo de 100 dias, tem tomado para o bem da população e para o bem do povo cabo-verdiano”, concluiu.