A agenda do BRICS Brasil segue intensa até a Cimeira de Líderes, prevista para julho e as reuniões desta semana cobrem temas centrais, como a ciência e tecnologia e inovação, inteligência artificial, agricultura e a erradicação de doenças socialmente determinadas.
Esses encontros têm o objetivo de fortalecer a cooperação entre os países-membros, promovendo estratégias conjuntas para impulsionar a economia, a inovação e a segurança alimentar.
Comitê Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação abre a semana - As discussões tiveram início na segunda-feira, 10.03, com a reunião do Comitê Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI).
O encontro remoto celebrou os dez anos do Memorando de Entendimento sobre Cooperação em CTI do BRICS, marco que consolidou a parceria entre os países-membros na área.
O comitê tem como foco a troca de informações sobre políticas tecnológicas, o fomento à inovação colaborativa e o desenvolvimento de programas conjuntos de longo prazo e a coordenação é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Agricultura: primeira reunião técnica presencial do ano - Dando continuidade à agenda, o Grupo de Trabalho de Agricultura se reúne presencialmente entre os dias 12 e 14 de março em Brasília. Representantes dos países do BRICS discutirão temas como sustentabilidade, inovação no sector agrícola, financiamento, mercado internacional e segurança alimentar.
Em encontros anteriores, avanços foram feitos na certificação eletrônica, facilitando o comércio e diminuindo a burocracia para produtores e exportadores.
Inovação e transformação digital - Na quinta-feira,13.03, o Banco Central do Brasil lidera uma reunião virtual sobre o ecossistema de fintechs no BRICS.
A cooperação economica é um dos pilares do grupo, e o evento busca avançar nas iniciativas de inovação financeira para promover um ambiente regulatório favorável ao desenvolvimento tecnológico no sector.
Ainda na quinta-feira, os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Empreendedorismo promovem o 1º Webinário "Transformação Digital na Era da Inteligência Artificial" sendo que o evento tem como foco a capacitação de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) dos países do BRICS para enfrentar os desafios da digitalização e aumentar sua competitividade no cenário global.
Encontro sobre eliminação de doenças socialmente determinadas
Encerrando a programação da semana, o Ministério da Saúde do Brasil promove, na sexta-feira 14.03, o 1º Encontro sobre Eliminação das Doenças e Infecções Socialmente Determinadas do BRICS.
O objetivo é debater estratégias para erradicar doenças que afetam populações vulneráveis, como tuberculose e diarreia infantil, até 2030.
A presidência brasileira do BRICS pretende lançar, ainda este ano, a Parceria para a Eliminação de Doenças Socialmente Determinadas e Doenças Tropicais Negligenciadas, focada na cooperação em pesquisa, produção de vacinas e políticas multissetoriais.
Com essa ampla agenda de encontros, o BRICS reforça sua missão de fortalecer a cooperação entre os países-membros e buscar soluções conjuntas para desafios globais, alinhando estratégias para promover um crescimento sustentável e inclusivo.