No entanto, não se preocupam com o que faz realmente mal à saúde dos seus filhotes - o peso das mochilas que eles carregam com pesos que podem ir até aos 8 kg!
E não querem saber do que a OMS aconselha!
“A Organização Mundial da Saúde recomenda que as crianças e jovens em idade escolar (6 aos 18 anos) carreguem mochilas apenas com menos de 10% do peso do seu corpo.
Ou seja, se uma criança pesar 30 quilos, a sua mochila não deve ultrapassar os 3 quilos.
….
As mochilas são pesadas porque transportam livros, cadernos, material escolar, vestuário e calçado para educação física, entre outros.”
( https://www.sns24.gov.pt/guia/o-peso-das-mochilas/ )
E muito menos do que dizem estudos como o da Universidade do Minho!
“Segundo um estudo da Universidade do Minho (que no final do ano passado avaliou 136 alunos dos seis aos 19), dois em cada três estudantes já apresentam alterações ao nível da coluna. E mais de 70% queixam-se com frequência de dores. É que a maioria traz diariamente às costas mais do que o seu corpo, ainda em crescimento e formação, permite aguentar. “
( https://amp.expresso.pt/actualidade/o-peso-do-estudo=f538491 )
Para finalmente fazerem de conta que o problema real nao está na incapacidade de imporem à criançada limites no uso do digital nos tempos de lazer dessa criançada!
O telemóvel é um instrumento de trabalho a ser visto como um livro, um caderno de apontamentos uma esferográfica e um lápis de desenho tudo ao mesmo tempo facilitando a vida de um bom professor bem treinado para apoiar o bom uso de todo esse material !
Que na verdade é o que falha - a formação do professor e dos profissionais escolares para a Educação para o século XXI e a sociedade digital!
Levar o telemóvel em vez dos 8 kg de material escolar, travar o uso do mesmo nos momentos de lazer, ( na escola e fora dela ) disciplinar o uso do digital em casa fora do tempo de estudo, eis a solução certa para p século XXI !
Reflexao
Para continuarmos a trilhar o caminho de um jornalismo fraterno e solidário, que coloca a verdade como o nosso norte, convidamos os nossos leitores a assinarem o jornal online *Estrategizando*. Ao fazê-lo, estará a apoiar uma voz que não teme abordar temas cruciais como o impacto real das mochilas pesadas nas costas das nossas crianças e a necessidade urgente de preparar os professores para a era digital.
Junte-se a nós nesta missão de informar com rigor e responsabilidade, garantindo que a educação e a saúde dos nossos filhos não sejam deixadas para segundo plano.
A verdade precisa de aliados — seja um deles.
Assine aqui e agora o Estrategizando
Joffre Justino