Nesse tempo, um país que perdia dia a dia um imperio de 5 séculos numa economia essencialmente fechada nesse império teve de estatizar uma economia que na realidade tinha andado 48 anos estatizada com o fascismo salazarento e hoje há quem fale por tal na comunização do país nessa data - nada mais ridiculo!
Havia que salvar este pais de 90 mil km2 que nascia de um Império que morria com um golpe militar face a 13 anos de guerra colonial que nunca deveria ter acontecido!
Realmente o PREC, processo revolucionário em curso, nasceu da inconsequência da elite dominante ainda muito fascistazinha ( como hoje com todo o poder economico dessa elite se vê!) e morreu com a inconsequência das lideranças das Esquerdas que a levou a um 25 de novembro.
No interim o essencial nem era o Portugal na Europa o essencial era o Imperio que se esboroava
E nao deixa de ser importante recordar, que o PREC morre em 14 dias, de 11 de novembro ate ao 25 de novembro de 1975, isto é com a Declaração de Independente da Joia do Imperio - Angola !
Aliás tudo começou com a incapacidade em Portugal se perceber como se deveria gerir à Descolonização desde o momento em que Spinola ate vai falar com Mobutu a ver se salva a sua tese falhada por surgir com 13 anos de atraso!
E antes do 11 de março houve o o 28.09 74 onde Spinola foi afastado do poder por Costa Gomes!m, delois do seu primeiro golpe de estado falhado!