E sim este é o primeiro navio elétrico para a travessia do Tejo com António Costa a realçar a importância do lítio para a descarbonização do serviço fluvial.

… que ataque anda por casa de do PSD Montenegro …

A Transtejo/Soflusa, no batizado "Cegonha Branca", fez a primeira viagem inaugural deste navio elétrico esta manhã28.11, entre o Seixal, e o Cais do Sodré, em Lisboa.

Nesta viagem inaugural seguiu a bordo o primeiro-ministro, António Costa, que soube relevar a importância do investimento em novas embarcações elétricas para a descarbonização do serviço fluvial entre as duas margens do rio Tejo.

Parece que o bloquista PFSoares caiu redondo com uma dor no peito de inveja feita e o chegano venturinha entrou em histeria olhos rodando como alguém possuído por outrem !

E António Costa avançou “O serviço que a Transtejo e a Soflusa prestam é um serviço da maior da maior importância e a descarbonização desse serviço é mais uma contribuição para diminuirmos a emissão dos gases com efeito de estufa", destacou António Costa em declarações aos jornalistas antes de embarcar no Cegonha Branca.

A utilização de navios elétricos permitirá reduzir em 13 mil toneladas as emissões de CO2 por ano significarão, aponta António Costa e ainda por cima vai ser possível transportar mais pessoas em cada travessia!

Quem labora em Lisboa e tem de viver na outra margem porque Lisboa virou “cosmopolita” agradece esta oportunidade, até porque “Estes navios são mais cómodos e transportam mais pessoas", pois,”Porque este navio transporta 540 pessoas, quando os atuais transportam cerca de 300, portanto, é um ganho muito efetivo na capacidade de transporte com menor custo para a operação e também, sobretudo, com um menor custo ambiental".

António Costa lembra ainda que Portugal dispõe de matérias-primas capazes de liderar a transição energética, como o lítio.

"Nesta nova transição, nós temos não só o sol, não só o vento, não só o poder hidráulico, como temos também um minério que até agora era subutilizado e sabemos que hoje é absolutamente crucial para a eletrificação - desde as baterias dos nossos telemóveis às baterias dos carros do futuro - que é lítio."

Alexandra Carvalho, presidente da Transtejo/Soflusa, revela que as novas embarcações vão chegar a Portugal em fevereiro, mas só deverão ser colocados à disposição dos utentes em março.

"Em fevereiro acho difícil conseguirmos fazer a operação de facto. Precisamos de três [navios] - dois para estarem em operação e mais um de reserva -, portanto eu estimo que no final, talvez, do mês de março (...) os três navios estarão em operação", explica.

No entanto, o novo navio vai começar já a fazer viagens de teste. "Na próxima semana vamos fazer aquilo que nós vamos chamar os "primeiros voos" do Cegonha Branca, ou seja, vamos fazer viagens experimentais, já com passageiros a bordo que vão fazer a carreira Seixal-Cais do Sodré e Cais do Sodré-Seixal", afirma Alexandra Carvalho.

Pois é António Costa faltou-te sair da casta, desse limitado número de pessoas que tem demasiado umbigo, pouca imaginação é muito egoísmo e mais ganância!

Joffre Justino

---



*) Considere apoiar o “Estrategizando” com contribuições trimestrais de 18 euros, semestrais de 36 euros ou anuais de 60 euros, utilizando as informações bancárias fornecidas. O seu apoio é fundamental para continuarmos a informar e analisar questões críticas como esta.

NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7

ou

Entidade: JOFFRE JUSTINO

IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL (solicitamos também o envio de um e-mail para editor@estrategizando.pt com o nome, o endereço e o seu comprovativo do valor da transferência realizada).