É fácil para quem nao quiser ser inteletualmente batoteiro fazer de conta que no Novo Testamento vale tudo como defende JMTavares a atacar Graça Castanheira hoje no Publico!

Mais que a historia do camelo temos tambem a recusa de se servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo

 

Mateus 5-24

— Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. 

Eis pois como muitos jovens das geraçoes nascidas  antes do 25 de abril se descobriram nas Esquerdas - lendo o Novo Testamento!

Tal qual Graça Castanheira ( nao li o artigo dela lamento) até eu foi com a Biblia que recusei  em Luanda a guerra colonial, os luxos dos mandantes ( religiosos ou nao ) e na verdade quando no Portugal europeu me aproximei de Marx, Engels, Lenine e Mao..!

Na época era particularmente dificil encontrar obras de Marx, Engels ou Mao sobretudo aos jovens que nao viviam em Lisboa  daí a importância da vinda para Lisboa para a minha aproximação ao marxismo.

Mas antes disso recordemos ainda a expulsao dos mercadores do Templo!

Mateus 21:12-13

Jesus entrou no templo e expulsou todos os que estavam vendendo e comprando. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas e lhes disse: ― Está escrito: “A minha casa será chamada casa de oração”, mas vocês estão fazendo dela um “covil de ladrões”.

Gostem ou nao Jesus Cristo foi claro no que disse ( ou como os seus apóstolos dele escreveram),

  • serao bem poucos os ricos a aceder ao reino dos céus opçao bem mais cristã que islamica ou judia
  • A ideia da dependência ao  dinheiro é para Jesus Cristo simplesmente horrivel
  • A transformação da religião em negocio essa entao é razao para o unico ato violento de Jesus Cristo relatado no Novo Testamento

É lamentavel a equiparaçao de Jesus Cristo a Che Guevara feita por JMTavares para atacar essa “versao infantil de esquerda do cristianismo” já agora porque Jesus Cristo dificilmente terá tido olhos azuis mas tambem porque Jesus Cristo ordenou a Pedro que guardasse o facao que estava a usar para protegê-lo dos capangas romanos do traidor Judas, mostrando a visão infantilmente pacifica deste Profeta para muitos Filho especial de Deus e contrária a Che Guevara

Embora seja curioso comparar as imagens  oficiais de Jesus Cristo na cruz à imagem de Che.

É certo que outras versoes existem que Jesus Cristo nao morreu crucificado mas por ora deixemos de parte essa reflexao

E para assustar mais os JMTavares lembremos que a  República Popular da China retirou mais de 800 milhões de pessoas da pobreza extrema ( de 1,41 bilioes) desde o início das reformas económicas em 1978 e declarou a erradicação da miséria absoluta em 2021.

Segundo o Banco Mundial, o país foi responsável pela maior parte da queda da pobreza extrema no mundo nas últimas décadas.

Para terminar fica uma reflexao de Graça Castanheira sobre o futuro.

“Aquilo que aí vem é estranho e temos de começar a pensar em tudo aquilo que pode ser estranho para encontrarmos modos de lidar com essa estranheza. A qualidade do nosso futuro depende fortemente das escolhas que fizermos hoje. Isso já acontece em relação ao ambiente, existe uma consciência global de que o aquecimento global é uma realidade. Em relação às tecnologias, há uma grande resistência, um medo e uma confusão muito generalizada e, de alguma maneira, nós queremos, com estas entrevistas, contribuir para desconfundir. As ferramentas podem sempre ser usadas para o mal e para o bem, as pessoas é que vão decidindo como são utilizadas. Como utentes e usuários, devemos pensar sobre os limites e as acessibilidades que queremos colar às tecnologias. E temos de pensar colectivamente.”

Ora tal condiz com a evolução da despesa militar mundial que chegou quase aos 2,5 biliões de euros em 2025.

A Europa liderou este crescimento global destacando-se como o principal motor do crescimento nos gastos militares, com a despesatotal a aumentar 14% e a atingir 700 mil milhões de euros.

Perante este “amor à guerra” a população mundial em situação de extrema pobreza subiu para cerca de 839 milhões de pessoas, o que representa aproximadamente 10,3% da população global.

Cerca de 421 milhões de pessoas vivem com menos de 3 dólares por dia em economias afetadas por instabilidade ou conflitos armados.

O custo de vida e a inflação também impulsionaram o aumento da pobreza em nações ricas da Europa e da América

E terminemos recordando que devemos sim pugnar pelo amor ao outro com a força que Deus nos deu,

João 10

34 Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?

35 Pois, se chamou-os deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,

36 Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?

37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.

38 Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.

Infelizmente o cansaço cai sobre nós e entregamos a outro tarefa que e nossa como anseiam os JMTavares que contra Jesus Cristo apressa-se a dizer “ porque nao somos Deus…” porque as ideias espirituais aplicadas na vida terrena “tornar-se-iam destrutivas”

E vá de comer e calar !