Isto da Liberdade de Imprensa … tem bem mais que a CNN

Há, ali para os lados da Venezuela muito mais que o relatado, pelas CNN’s é equivalentes e nos media venezuelanos podemos perceber tal!

E num pais habituado, durante 48 anos, à censura nos media estranha-se que a classe política e mediática lusa não dê uma vista de olhos à diversidade da imprensa venezuelana e ate nas radios e televisões de certa forma!

Vive-se na Venezuela um tempo de uma democracia musculada mas se comparada com a dita democracia angolana..

No entanto, vale deixar aqui alguns apontamentos que mostram que a Venezuela vive com uma significativa Liberdade de Imprensa e onde a oposição na realidade domina

1.
María Corina Machado antecipa que haverá mobilizações: o pedido que fez aos comandos
“Peço-lhe que se mantenha activo, que ajude na mobilização das pessoas de forma cívica e ordeira, que se proteja a si e aos outros da repressão, e que não baixe a guarda, nem caia em provocações”, disse o líder da oposição.
( https://www.elnacional.com/venezuela/maria-corina-machado-adelanta-que-habra-movilizaciones-la-peticion-que-le-hizo-a-los-comanditos/   )

2.
Ejecutivo: El PSUV presentará el 100% de las actas electorales de los comicios presidenciales del 28J
El mandatario pidió que el máximo organismo de Justicia haga un "peritaje" sobre el proceso comicial del domingo 28 de julio
( https://www.eluniversal.com/politica/187755/ejecutivo-el-psuv-presentara-el-100-de-las-actas-electorales-de-los-comicios-presidenciales-del-28j  )

3.

O Conselho Universitário da Universidade de Carabobo realizou esta quarta-feira uma sessão virtual onde foi analisada a situação do país, e concluiu que deve ser respeitada a decisão expressa em 28 de julho, para que a legalidade seja devolvida, não por coação, mas por condenação.
Acrescenta que a república não pode ser concebida sem justiça e respeito pela vontade do povo, expressa nas eleições eleitorais.
Os conselheiros alertam que não existem no país condições de segurança que garantam o exercício da atividade docente ou administrativa na UC, pelo que as atividades permanecem suspensas até que seja recuperado o normal desenvolvimento da população, traduzido na segurança dos cidadãos.
Apelam urgentemente à transparência nas provas que emanam das auditorias de escrutínio eleitoral, no quadro da Constituição e da lei, que devem proporcionar confiança e verdade para todos, como única forma de alcançar a paz.
A resolução foi aprovada com voto negativo do professor Abraham Toro, representante do Ministério da Educação Universitária. E com os votos guardados pelo reitor da Faculdade de Ciências da Saúde, José Corado e pelo professor Carlos Cocchiarella.
( https://www.el-carabobeno.com/uc-la-republica-no-se-concibe-sin-justicia-y-respeto-a-la-voluntad-del-pueblo/  )

4.

Saab reporta más de mil detenidos por acciones violentas en el país
Por Redacción EDG- 31 julio,
( https://eldiariodeguayana.com.ve/saab-reporta-mas-de-mil-detenidos-por-acciones-violentas-en-el-pais/ )

5.

Maduro: Venezuela está em paz
Reiterou o apelo a González Urrutia e Machado para que assumam a responsabilidade pelos ataques violentos financiados pela chamada Internacional fascista.
( https://ultimasnoticias.com.ve/  )


VENEZUELA
Carter Center em 28 de julho: “A eleição não pode ser considerada democrática e os resultados não podem ser corroborados”
POR
KHARELYS MENDEZ
PUBLICADO EM 31 DE JULHO DE 2024, 9H18
( https://www.caraotadigital.net/venezuela/el-informe-del-centro-carter-sobre-el-28jul-la-eleccion-no-puede-ser-considerada-como-democratica-y-no-se-puede-corroborar-los-resultados/ )