A gravidade da situação levou a direção da AIL a abrir a reunião a todos os interessados, independentemente de serem ou não associados. Uma decisão que procura alargar a participação e envolver mais cidadãos na discussão das soluções para o problema da habitação.
Para Pedro Ventura, o Governo não pode continuar a remeter para outros intervenientes a responsabilidade de responder às dificuldades que milhares de famílias enfrentam no acesso a uma casa.
"O Governo não pode cruzar os braços e atirar [a responsabilidade] para outros agentes", defende o presidente da associação.
A direção da AIL pretende apresentar à assembleia uma moção reivindicativa dirigida ao Governo e aos grupos parlamentares, reclamando medidas urgentes, acompanhadas de soluções estruturais de médio e longo prazo, que permitam criar um verdadeiro mercado de arrendamento.
Pedro Ventura alerta para aquilo que classifica como um "agravamento rápido e galopante" da crise habitacional, insistindo na responsabilidade central do Estado na definição e execução de políticas públicas capazes de contrariar esta tendência.
A assembleia deverá também discutir o envolvimento da associação nas manifestações e iniciativas populares, com especial atenção às mobilizações previstas para 27 de outubro e 14 de novembro. A expectativa expressa pela AIL é contribuir para uma grande manifestação em defesa do direito à habitação.
O encontro acontece numa altura em que a Acampada de Lisboa tem vindo a dar maior visibilidade ao problema, através de concentrações e assembleias populares no Rossio. Entre as reivindicações do movimento estão o reforço da habitação pública, a recuperação de imóveis devolutos, a limitação das rendas e a proteção das famílias perante despejos sem alternativa habitacional.
A contestação surge também num momento de debate parlamentar sobre as alterações ao regime do arrendamento. O Governo defende a flexibilização das regras como forma de incentivar a oferta de imóveis, enquanto a AIL considera que algumas das medidas propostas poderão fragilizar os direitos dos inquilinos e agravar a sua insegurança habitacional.
A participação das associações de inquilinos neste movimento poderá contribuir para aproximar a contestação popular da discussão institucional, levando propostas concretas aos responsáveis políticos.
A crise da habitação deixou há muito de ser uma preocupação exclusiva das famílias com menores rendimentos. Os preços do arrendamento, a escassez de oferta acessível e as dificuldades de autonomização dos jovens colocam o problema no centro do debate social e económico português.
A assembleia da AIL e as mobilizações da Acampada mostram que a contestação se está a organizar em diferentes espaços, das ruas às associações representativas dos inquilinos.
Resta perceber que respostas concretas serão dadas às reivindicações e em que medida as políticas públicas conseguirão responder à pressão crescente sobre o mercado habitacional.
Para quem procura uma casa onde viver, o tempo das decisões políticas tem consequências muito concretas: rendas que não consegue pagar, projetos de vida adiados e uma estabilidade familiar cada vez mais difícil de alcançar.