De novo as Europeias…

Sim, como era de esperar, foi sempre assim, a guerra dá votos ao machismo agressivo e de poder autocrático, isto é à Direita!

E a Direita do espelho de Zelensky, a da sra Leyen, o PPE, derrota, com os seus 186 deputados do Parlamento Europeu, um PES ( Partido Europeu Socialista, ou SD) que se queda nos 134 deputados!

Em queda também, os Liberais do Renew Europe, com os seus 79 deputados, os Verdes que se ficam nos 53 deputados, os The LEFT com 36 deputados!

Não sendo suficiente, para magoa nossa, vem-nos o nauseabundo odor dos ultraconservadores e fascios com a ID com 58 deputados, a ECR com 73 deputados e o NI com 46 deputados

Se fosse possivel ( mas eles, os que nos representam, em pouco connosco preocupados, ao que parece) a Esquerda Toda teria uma representação de 223, insuficientes para jogar autonomamente no poder, face a uma extrema direita com 177, mas sobretudo ao somatório do PPE 186 deputados mais o Renew Europe e os seus 79 deputados 265 deputados enfim!

Mas porque mais que as regras a ganância de poder se impõe e a Esquerda também auto limitada por zangas, zanguinhas e zanguetas, fanatizadas, mostra uma Europa que de centrista liberal se deixa colar aos interesses expansionistas estadunidenses fazendo esvair-se os sonhos autonomistas de De Gaulle, Mitterrand e até Chirac que se recusa a alinhar na aventura do Bush filho no Iraque !

Como hoje o que contava era o petróleo e sequentes a par da ansia em vender consumir produzir e vender…. Armas !

E daí a guerra eslava ao que num absurdo acaso nasce o drama de Telavive e de imediato da Faixa de Gaza

E em ambas se jogam interesses que os media alimentam transformando uma guerra real num jogo mediático de guerra … so que onde morrem realmente Pessoas !

E muitas!

E destrói património !

O que assusta é que passo a passo a guerra global está à vista, podendo-se dizer que com a autorização do uso de armas do “ocidente” para atacar a Russia se pode dizer que a guerra global ja começou

E imaginar que é neste contexto que os Uesinos ( porque há mais Europeus alem destes!) decidiram dar o poder à Direita e à guerreira de sofá Leyen!

Na realidade, sao os alemães que em muito dão hipótese de poder quer aos PES, quer aos PPE, mas com os italianos a dar mais deputados aos primeiros, e só aos segundos os alemães dão o maior numero de deputados!

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA;  A imagem destaca a divisão entre as facções políticas no Parlamento Europeu, a influência da guerra e a presença mediática. Espero que seja do seu agrado e complemente bem o artigo.