Eleições no Uruguai

Os candidatos à presidência da República Oriental do Uruguai, Yamandú Orsi (Frente Amplio) e Álvaro Delgado (Partido Nacional), assim como o atual presidente Luis Lacalle Pou, foram às urnas para participar do segundo turno eleitoral que decidirá a fórmula do governo nacional no período 2025-2030.

No início da manhã, o ex-presidente José Mujica (Pepe) exerceu seu direito de voto na Escola 149 de El Cerro (Carlos María Ramírez e Turquia) no Uruguai , onde mais de 2,7 milhões de uruguaios estão autorizados a eleger quem será seu presidente para o próximos cinco anos.

Às 10h37 (horário local), Yamandú Orsi, ex-prefeito de Canelones, votou no segundo turno na Universidad del Trabajo del Uruguay da cidade de Canelones , centro educacional onde ministrava aulas de História.

Após a votação, o candidato de esquerda enviou uma mensagem aos cidadãos que ainda não decidiram o seu voto e pediu-lhes “que não percam a esperança, que a política vale a pena”.

Em conferência de imprensa ele também insistiu na importância de os uruguaios poderem decidir desde o exterior.

Orsi irá ao hotel NH Columbia, na Rambla Grã-Bretanha, em Ciudad Vieja, por volta das 18h (horário local).

Lá ele se reunirá com seu comando e a direção da Frente Ampla para saber os resultados.

Enquanto isso, o atual chefe de Estado uruguaio, Luis Lacalle Pou, ia ao Instituto de Formação de Professores de Canelones, acompanhado de seus três filhos . “É um momento especial para o país, a partir desta noite o Uruguai tem um presidente eleito e começa a haver uma transição e naturalmente começa a compartilhar as decisões que surgem”, disse ele aos repórteres após a votação às 11h26.

Mais tarde, às 13h, o candidato Álvaro Delgado votou no Clube Banco República, no coração de Pocitos, bairro de Montevidéu .

Quanto ao processo de diálogo com Yamandú Orsi, disse aos meios de comunicação que teria preferido mais instâncias de debate.

Antes da votação, Lacalle Pou recebeu Álvaro Delgado em sua casa. “Ele veio me dar um abraço de amigo, estamos sempre juntos nessas”, disse o presidente.

Segundo informações do ministro da Justiça Eleitoral, José Garchitorena, publicadas no jornal uruguaio El País , a partir do meio-dia deste domingo, 44% dos cadernos eleitorais já haviam votado.

https://x.com/OrsiYamandu/status/1860687059947556928