Pois em 2016 Gerry Adams,  um lider anos a fio do Sinn Féin a componente legal do Irlandês IRA que combateu com vigor o colonialismo britânico, foi acusado sem veracidade em tal acusacao de ter aprovado o assassinato de um ex dirigente do IRA Denis Donaldson

Gerry Adams processou o programa Spotlight e o artigo em causa e a BBC optou por não apelar da decisao do tribunal facoravel a este lider do Sinn Féinn pelo que pagará as custas do tribunal 3 milhoes de euros e uma indemnização a Gerry Adams de 100 mil euros

Estes e segundo os seus advogados “ Os donativos foram para a Unicef apoiar as crianças de Gaza, a estrutura local An Cumann Lúthcheas Gael, An Cumann Cabhrach, para o sector da Lingua Irlandesa, para os sem abrigo e a juventude de Belfast para projetos de saude mental e de prevenção de suicidios!

O Cumann Cabhrach é uma organizacao que apoia os familiares dos presos politicos republicanos e do IRA que perderam as suas vidas nos conflitos do Norte da Irlanda!

Gerry Adams declarou no final do favoravel julgamento que este “ensinou a BBC a ter maneiras”!

Gerry Adams (em irlandês Gearóid Mac Ádhaimh; Belfast, Irlanda do Norte, 6 de outubro de 1948), o presidente do Sinn Féin, o partido político legal  do Exército Republicano Irlandês (IRA) da Irlanda do Norte.

Em 1983 foi eleito lider  do Sinn Féin, partido político do IRA, bem como para o parlamento britânico, ondec não tomou o seu lugar, por se recusar  a prometer fidelidade à monarquia.

Em 1985, Adams se reuniu em privado com John Hume, que estava comprometido com métodos não violentos de unificação da Irlanda.

Os dois líderes chegaram a vários pontos de acordo entre o início de 1990, e em 1994, e com a aprovação do governo dos EUA da época de Bill Clinton, Adams foi autorizado a viajar para Nova York e falar em nome do seu partido.

Um cessar-fogo do IRA foi alcançado em 1994, e o Acordo da Sexta-feira Santa foi assinado em 1998, ajudando a estabelecer auto-governo na Irlanda do Norte com um sistema multi-partidário e também estabelecer parâmetros eleitorais para qualquer futura fusão com a República da Irlanda.

Adams continuou a sua vida política, assumindo um lugar no recém criado Assembleia da Irlanda do Norte (Oireachtas) durante o verão de 1998. Em 2011, Adams ocupou  um assento no Parlamento dos deputados da República da Irlanda (Dáil), representando o Condado de Louth e Condado de East Meath. Adams escreveu mais de uma dúzia de livros, incluindo 'Before the Dawn: An Autobiography (1997), A Farther Shore: Ireland's Long Road to Peace (2003) e uma colectânea de contos The Street (1993).