À SIC Notícias - e questionado sobre a AIMA e o Governo não terem apresentado soluções à autarquia de Vila do Bispo -, o secretário de Estado referiu que, nestes casos, é a Polícia de Segurança Pública (PSP) quem "opera os centros de instalação temporária ou centros de detenção"…. Mas ja foi o governo que orientou via a policia o caso Benformoso
"Quando chegamos ao Governo em abril de 2024 e começamos a preparar o plano de ação para as migrações, identificamos imediatamente que Portugal deveria ter uma capacidade de CIT (Centro de Instalação Temporária) entre 600 a mil vagas", disse.
Para ele o Governo "rapidamente começou a trabalhar" mas nunca se preocupou em estudar como chegam os imigrantes ( nao é a pé, nao é de carro ou autocarro, nem de comboio e de barco é ums ultra minoria para os 1.5/1.6 milhoes imigrantes existentes restando o caro aviao e o saber quem lhes paga), mas claro que "o senhor primeiro-ministro já assinou e lançou concurso para dois centros de instalação temporária porque Portugal tem esse problema".
"Durante muito tempo, Portugal não se precaveu para este tipo de instalação que é fundamental. Nomeadamente, para quando se fiscaliza cidadãos que estão em situação irregular em território nacional e é aí que têm de ser colocados".
Que tal tirá-lo da imigração!