Esta situação resultará da rescisão de contrato de quatro unidades, e questionou a viabilidade das novas camas previstas.

Em declarações à Lusa, o presidente da ANCC, José Bourdain, defendeu que as unidades continuam subfinanciadas, citando dados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e denunciou que os aumentos nos valores pagos pelo Estado este ano "não chegam para cobrir as despesas".

Eis a degradação da lusa saude num processo em curso desde o inicio da governação mantenegrista!

Cuidados continuados são um conjunto de serviços de saúde e apoio social destinados a pessoas em situação de dependência temporária ou permanente, como as doentes crónicos ou convalescentes, com o objetivo de recuperar, manter ou melhorar a sua autonomia e qualidade de vida. Estes cuidados podem ser prestados no domicílio ou em unidades especializadas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)

Ora a ANCC nasceu  dada a vontade e necessidade sentida por mais de duas dezenas de organizações que possuem Unidades de Cuidados Continuados (UCC), localizadas em todas as regiões de Portugal Continental, em se organizarem e fazerem representar.

Tal permite contribuir para um melhor funcionamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), bem como, para ajudar a corrigir falhas e constrangimentos há muito identificados.

Fazem parte desta associação diversas organizações, mostrando as diferentes formas jurídicas dos prestadores da RNCCI: Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cooperativas, Mutualidades, Associações, Fundações e Entidades Privadas com fins lucrativos, representando actualmente mais de 20% do total dos prestadores.

Considera a associação que a RNCCI enquanto rede jovem, com apenas 10 anos de existência, tem um  inegável papel de suporte ao Sistema Nacional de Saúde, muitas vezes como equipamento de transição após internamento nos hospitais públicos, mas com uma longa lista de situações a corrigir e a melhorar.

A associação

Pretende dar a conhecer as suas potencialidades de complemento e solução, que cremos passará obrigatoriamente pelo conhecimento do seu funcionamento por parte dos profissionais de saúde, deputados e membros do Governo, entre outros.  

Consideramos que a criação da RNCCI representa e representará uma grande evolução do Sistema Nacional de Saúde desde a sua criação.

Esta Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) é um sistema de apoio que integra cuidados de saúde e de apoio social para pessoas em situação de dependência, como doenças crónicas ou perda de autonomia.

Criada por uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a RNCCI é constituída por unidades de internamento e de ambulatório, como equipas domiciliárias e de dia, para ajudar na recuperação, manutenção da autonomia e melhoria da qualidade de vida destas pessoas.