(Um dia numa cooperativa um cooperador perante a hipótese de uma poetisa do Brasil me homenagear, e por mim todos os ex presos politicos disse que não concordava porque tinham sido milhares os presos políticos nao eram necessarias homenagens! Bem… ela aconteceu contra esse gauchiste cooperador! Esta é a lusa visao sobre nós os anti fascistas e anti colonialistas!)

Algo entre 17 mil e 25 portugueses foram presos pelas suas atividades politicas e nao menos foram os nacionalistas presos no seu combate pelas Independências!

Estamos nos 50 anos das Independências das ex colonias e ninguem mais uma vez lembrará os presos politicos de Portugal e das ex colonias que combateram em organizações politicas portuguesas e independentistas contra o fascismo e ativamente contra a guerra colonial!

Tambem é certo que o mesmo sucederá nos PALOP onde se homenageará e bem os combatentes nacionalistas e se esquecerao os que combateram nos CLAC, nos CLAC-Vencerao, nos Guerra Popular, nos BAC, nos RPAC, nos Comités de Soldados e Marinheiros, pelas Independências dos seus países!

Neste 18 de abril de 2025 recordo que ha 50 anos houve quem me disse que solidariamente iria tratar da minha deserçao assim como houve quem me dissesse que iria haver uma revolução enganando-se na data ( seria no Primeiro de Maio!)

Hoje 50 anos depois quem ganhou em Portugal foram os que achando que fomos muitos é inutil homenagearmos estes combatentes anti fascistas e anti coloniais mas sendo “util” homenagear os que lutaram na guerra colonial, os chamados ex combatentes!

Por mim, recordo o Saldanha Sanches verdadeiro lider de n manifestações anti coloniais, recordo o Rafael Galego que conheci em Caxias e me informou que o Palma Inacio viria para nos libertar, ( foi preso antes de o conseguir…) e por eles homenageio todos os que foram presos por acreditarem que o combate anti fascista e anti colonialista foi um bom combate!