“Se, por algum motivo, uma das duas partes tornar tudo muito difícil, vamos simplesmente dizer: ‘Vocês são tolos entre os tolos. São pessoas horríveis. E vamos simplesmente ficar de fora’”, disse Trump a jornalistas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que Washington vai se afastar caso qualquer uma das partes envolvidas no conflito na Ucrânia dificulte as negociações de paz.
Entretanto neste contexto um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Rússia alertou os países da Nato contra o envio de contingentes militares para a Ucrânia.
"O planeamento militar já está em andamento, com os chefes de Estado-Maior europeus a desenharem mapas de potenciais áreas de mobilização. De fato, os falcões europeus estão caminhando para um possível envolvimento em um conflito armado com a Rússia, ao lado do regime de Bander", disse Vladislav Maslennikov, diretor do departamento de problemas europeus do ministério,.
"Nós já dissemos repetidamente, mas eles não querem nos ouvir, e continuaremos a insistir que qualquer presença de contingentes militares de países da Nato na Ucrânia é categoricamente inaceitável para nós e terá consequências negativas para eles", enfatizou.
"Quanto aos mísseis Taurus, esta discussão é evidentemente estimulante. Demonstra que a Alemanha, assim como seus outros aliados da OTAN, está determinada a continuar a intensificar este conflito", observou o diplomata russo. "Obviamente, um ataque com um Taurus será interpretado como envolvimento direto da Alemanha nas hostilidades ao lado do regime de Kiev."
Eis a fase da tensao elevada dominante nestas fases em qualquer processo negocial e o tempo dirá quem recuará primeiro!