Nesta fase, até 6 de Abril, estão em causa os terrenos situados na freguesia de Além da Ribeira e Pedreira, concelho de Tomar, numa ação que se estende a outros territórios do Médio Tejo, a exemplo de Rio de Moinhos (Abrantes), Valhascos (Sardoal), Urqueira (Ourém), Zibreira (Torres Novas) ou Constância.

Recorde-se que no ano passado, o prazo para limpeza de terreno estava fixado a 30 de abril mas perante as condições atmosféricas de então esse período foi prolongado a 31 de maio, cenário que poderá repetir-se agora face às previsões de chuva que o IPMA já projetou para este mês.

Na realidade será essencial que estas operações sejam eficazes pois sao o unico meio de possibilitar uma redução significativa dos imcendios florestais.

Recordamos que os  incêndios rurais em 2024 correspondem ao valor mais baixo numa década, mas que ja a área ardida foi a terceira maior, totalizando 136.424 hectares (ha).

A maioria foi consumida pelos fogos de setembro, segundo o mais recente relatório provisório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que nos diz que entre 01 de janeiro e 15 de outubro de 2024 registaram-se 6.229 incêndios rurais, que resultaram em 136.424 ha de área ardida, entre povoamentos (81.206 ha), matos (45.583 ha) e agricultura (9.635 ha).