Merece nota especial, pouco refletida até hoje, 05.09, que o drama do elevador da Glória foi um dramático acidente de trabalho por, mais uma vez, desleixo na prevenção para a segurança dos utentes e do trabalhador!

Ah! Não há prova de tal e há prova de acompanhamento sistematico por uma empresa contratada para o efeito das condições em que se encontrava o veiculo!

E a conclusao para salvar a “honra da casa” será sem razoes conclusivas para entender a causa do acidente?

Eis o lado negativo do turismo - um uso por vezes abusivo dos recursos do país ( e dos elevadores) em periodos concentrados do ano ( abril a outubro )!

E no caso do elevador da Gloria passar de centenas de milhar para… milhoes!

Responsabilidade Social das Organizações eis o que falha em Portugal onde o que conta é que há que baixar os custos com o trabalho!

Como sucedeu na Carris onde se apostou nao na continuidade do saber adquirido na Carris com mais de uma centena de anos mas no tira responsabilidades e encurta custos e onde o boss da Carris, o presidente da CML, o sr Moedas, lhe retira 4 milhoes de euros para apoiar um evento.

Mas lembremos o como Portugal é um bem mau exemplo na UE quanto a acidentes de trabalho pois a dados de 2022, Portugal teve 2.542,7 acidentes não mortais por 100 mil empregados e 2,9 acidentes mortais por 100 mil empregados, sendo o 3º e 6º país da UE com as maiores taxas, respetivamente em 27 paises!

  • 2023: 136 mortes.
  • 2024: 114 mortes (dados até 2 de janeiro de 2025).
  • 2025: Não há dados disponíveis para o ano completo, mas a tendência é de uma diminuição.

Agende-se que os números de 2023 se referem ao ano completo, enquanto os de 2024 são parciais, abrangendo o período até ao início de 2025.

O setor Turismo vai pagar pela falha grave em sentido de responsabilidade vivida em Portugal na segurança do trabalhador ( e dos utentes) porque o vivido no elevador da Gloria manchará por anos a sensação de segurança que um turista exige ter para visitar um país !

Eis porque urge demitir este governo irresponsavel que se deveria preocupar com os acidentes de trabalho dando condições de controle à ACT e este presidente da CML o sr Moedas por impor este presidente do CA da Carris que so a quer vender a pataco a um qualquer privado!