Mercúrio, Vénus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estarão alinhados, embora a visibilidade e os ângulos de visão variem dependendo da localização geográfica.
Embora o uso de telescópios facilite observações detalhadas de cada planeta, isso não é estritamente necessário.
A olho nu, será possível distinguir Júpiter na constelação de Gêmeos, Vênus em conjunção com Júpiter , Saturno com sua tonalidade dourada característica e Mercúrio, que aparecerá próximo ao Sol em Câncer.
Para avistar Urano em Touro e Netuno em Peixes, recomenda-se o uso de binóculos ou instrumentos ópticos básicos.
O espetáculo será complementado pela Lua Cheia em Aquário e pelo pico das Perseidas, a famosa chuva de meteoros que ilumina o céu todo mês de agosto.
Esse tipo de alinhamento planetário ocorrerá novamente no ano que vem, com datas estimadas para 28 de fevereiro, 18 de abril, 12 de maio, 12 de agosto e 14 de novembro.
Para aproveitar ao máximo o evento, é aconselhável procurar locais longe da poluição luminosa, com vista desimpedida para o horizonte .
Para aproveitar ao máximo o evento, é melhor ir para um local sem iluminação urbana e com boa visibilidade do céu. Aplicativos de astronomia como SkyView ou StarWalk ajudarão você a localizar facilmente os planetas e constelações.